Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense abriram 2022 com resultado levemente negativo, -0,40% considerando o período de janeiro de 2022 ante janeiro de 2021. No comparativo entre janeiro e dezembro de 2021 a variação foi de -15,13%.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, a movimentação do setor reflete o momento conjuntural desfavorável, onde o principal fator de retração é a perda do poder aquisitivo da população, calculada em torno de 10% ao longo de todo o ano passado.
– São vários fatores que interferem nas decisões de consumo, e neste momento, eles influenciam muito mais nas decisões do ‘não consumo’. Quando o bolso aperta, a cesta de compras vai focando no essencial, não exatamente em todos os itens desejados, e isso vai produzindo estes resultados que ficam abaixo do que se gostaria – comenta Crestani.
Para 2022, o dirigente entende que o setor ainda terá grandes desafios para conquistar o almejado crescimento das vendas diante do que se apresenta em termos de conjuntura econômica e política.
– Precisamos de uma reversão da taxa de inflação, de um forte ciclo de geração de empregos e a redução do endividamento das famílias, hoje, num patamar muito elevado, o que retira o poder de consumo já que boa parte dos ganhos será drenado para pagamento de dívidas. De outro lado haverá ainda muita pressão pelas principais commodities que influenciam preços de produtos essenciais, principalmente milho e soja, as quais estão afetadas por sazonalidades e até pelo conflito da Rússia e da Ucrânia, cujas consequências ainda não estão claras até este momento – disse Crestani.
PÁSCOA DE 2022 – CAUTELA
Para a campanha da Páscoa, que é uma data comemorativa forte no calendário do varejo supermercadista, o levantamento sobre como as empresas se prepararam indica uma postura mais cautelosa em relação a outros anos. Para 47,5% dos empresários ouvidos na pesquisa, o volume de compras de produtos típicos de Páscoa foi praticamente o mesmo do ano passado. Já um contingente de 43% indicou que a quantidade de produtos de Páscoa adquiridos este ano foi superior a 2021, com +7,5% em volume, na média. Para 9,5% dos empresários o volume de compras foi inferior a 2021, -4,5% na média.
Termômetro de Vendas ACATS 2022 (em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | (-0,40) | (-15,13) | (-0,40) |
Termômetro de Vendas ABRAS 2022 (em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | +1,23 | (-21,22 | +1,23 |