Vendas nos supermercados de SC são positivas em janeiro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram crescimento de 10,47% no primeiro mês do ano na comparação com janeiro de 2020. Já em relação a dezembro do ano passado houve um recuo de 19,50%, fato que sempre acontece por dezembro ser o mês em vendas mais forte de cada ano.
Os índices, já deflacionados, foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
O Presidente da Entidade, Francisco Crestani, observa algumas particularidades que influíram no resultado, começando pela ocorrência de cinco sábados em janeiro deste ano contra quatro em 2020. “O sábado historicamente é o melhor dia de vendas da semana e um sábado a mais tem relevância no faturamento mensal das empresas”, anota.
Outro detalhe, segundo Crestani, é que a ocorrência da Pandemia fez encolher o número de viagens de férias tanto do turismo de outros estados como no turismo interno, fazendo com que o gasto com a cesta de compras das famílias ganhasse compensação neste período.
– O deslocamento interno bem menor do que em outros anos fez crescer o fluxo de consumidores em lojas das regiões situadas fora da faixa litorânea. Quem não viajou ao litoral comprou mais na sua cidade neste período, o que fortaleceu o resultado estadual”.
Como terceiro argumento, Crestani lembra que em janeiro de 2020 não havia impacto da Pandemia, com uma realidade bem diferente na questão da alimentação fora do lar do que neste período atual.
– Os cuidados de prevenção modificaram os hábitos de muitas famílias, as quais optaram por mais preparo de refeições em casa e com isso cresceu a cesta de compras de alimentos e junto com isso também as compras não presenciais por canais digitais. Esta tendência acabou se consolidando ao longo de 2020 e como a Pandemia não passou, com certeza o período de janeiro de 2021 também foi influenciado por esta nova realidade – argumenta o dirigente.
PÁSCOA
As empresas supermercadistas catarinenses já começam a encomendar itens típicos da campanha de Páscoa, uma das melhores datas comemorativas do varejo. Na pesquisa feita pela ACATS prevalece o otimismo com certa moderação, com 47% dos empresários indicando que compraram mais produtos do que na campanha do ano passado, 12% a mais, na média. Para 37% dos entrevistados, as quantidades serão praticamente as mesmas do ano passado e somente 16% responderam que compraram menos produtos, (-17%), na média, pelas respostas.

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+10,47(-19,50)+10,47
Fevereiro   
Março   
Abril   
Maio   
Junho   
Julho   
Agosto   
Setembro   
Outubro   
Novembro   
Dezembro   
Compartilhar.