As vendas do setor supermercadista catarinense registraram alta de 16,01% nesse mês de março em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado de março também foi positivo quando comparado a fevereiro de 2018 em +8,08%. Essa combinação trouxe para cima o resultado acumulado do primeiro trimestre +1,27%.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPC.
A análise da Acats para este resultado é uma combinação de vários fatores. O principal deles, segundo o Presidente da Entidade, Paulo Cesar Lopes, é a ocorrência da Páscoa na última semana do mês, que encerrou num sábado, dia 30. Além disso, o mês de março registrou cinco sábados, o que sempre favorece o resultado final de vendas. A deflação do IPCA alimentos também influenciou nos resultados, registra o dirigente.
De acordo com a consultora Fátima Merlin, da Connet Shopper, a estimativa do varejo supermercadista com base em pesquisas é de que cada sábado a mais significa um incremento médio nas vendas do mês entre 18% e 25%. “É o dia que historicamente mais tem peso na composição de resultados de desempenho de vendas em relação aos demais dias da semana”, indica a consultora.
Em relação aos próximos períodos, Paulo Cesar Lopes afirma que “a exemplo do ano passado, nosso setor continua sob o compasso de oscilações no desempenho de vendas e isso é consequência de um momento de incerteza que temos na economia, por conta de um ano eleitoral com resultados completamente imprevisíveis”.
Termômetro de Vendas Acats 2018
(em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado |
mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro
Fevereiro Março |
(-1,57)
(-1,94) +16,01 |
(-21,66)
(-2,55) +8,08 |
(-1,57)
(-1,74) +1,27 |