Vendas nos supermercados de SC fecham 2021 com +0,16%

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Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense fecharam o ano de 2021 praticamente empatadas com o ano anterior, leve variação positiva de +0,16% comparando o desempenho de vendas de janeiro a dezembro de 2021 com o mesmo período de 2020 e descontada a inflação do período. A comparação dezembro/2021 versus dezembro/2020 registrou (-1,34%) enquanto dezembro em relação a novembro de 2021 teve resultado superior em 29,32%, o que sempre acontece por conta do impacto do período de Festas.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, o balanço do ano passado reflete a retração do potencial de consumo das famílias, que tiveram o bolso fortemente afetado pelas altas da conta de energia elétrica e principalmente dos combustíveis, os quais, por sua vez, puxaram a taxa da inflação para cima e assim comprimiram ainda mais o poder de compra da população.

– Temos ainda um cenário desfavorável para a retomada do crescimento econômico, afetado não só pelas consequências da pandemia mas, sobretudo, pelas incertezas geradas a partir da política econômica. Cotação do dólar oscilante, inflação alta, desemprego, redução do poder aquisitivo e turbulências políticas são fatores que não ajudam a economia, pelo contrário, a prejudicam – comentou Crestani.

Para 2022 o dirigente antevê um período que os analistas costuma classificar que O País  vai andar ‘meio de lado’ por conta da expectativa das eleições presidencial, de governadores e dos legislativos federal e estaduais.

– Infelizmente, é um ano que gera um efeito paralisante na conjuntura política e todas as pautas como as reformas estruturantes que o empresariado tanto aguarda deverão ficar mais um período paralisadas no Congresso Nacional, o que é uma pena. Mesmo assim, o segmento supermercadista deve reagir e buscar a superação de todas as dificuldades para manter a geração de empregos e a garantia de abastecimento de itens básicos de alimentação, higiene e limpeza das famílias, seguindo nosso principal compromisso – concluiu Crestani.

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+10,47(-19,50)+10,47
Fevereiro +5,47 (-5,53) +7,68
Março +4,54 +9,70 +8,52
Abril +2,61 (-4,32)+6,74 
Maio (-0,99) +1,58+5,52 
Junho +2,49 (-1,12)+3,66
Julho+4,50+7,72+5,90
Agosto(1,44)(-2,98)+3,56
Setembro(-0,83)+0,15+2,44
Outubro(-6,95)+4,65+0,63
Novembro(-,223)(-2,53)+1,24
Dezembro   (-1,34)+29,32+0,16

Termômetro de Vendas ABRAS 2021 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+12,00(-18,45)+12,00
Fevereiro +5,18 (-6,75) +7,57
Março+4,31+11,11+7,06
Abril+2,77(-4,82)+4,06
Maio+2,88+1,98+5,32
Junho(-0,68)(-5,12)+4,01
Julho(-1,15)+4,84+3,24
Agosto(-1,78)(-2,33)+3,15
Setembro(-1,13)(-0,49)+3,13
Outubro(-0,24)+4,95+3,14
Novembro +4,33%+1,97+2,88
Dezembro+4,27+22,47+3,04
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