Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense fecharam o ano de 2021 praticamente empatadas com o ano anterior, leve variação positiva de +0,16% comparando o desempenho de vendas de janeiro a dezembro de 2021 com o mesmo período de 2020 e descontada a inflação do período. A comparação dezembro/2021 versus dezembro/2020 registrou (-1,34%) enquanto dezembro em relação a novembro de 2021 teve resultado superior em 29,32%, o que sempre acontece por conta do impacto do período de Festas.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, o balanço do ano passado reflete a retração do potencial de consumo das famílias, que tiveram o bolso fortemente afetado pelas altas da conta de energia elétrica e principalmente dos combustíveis, os quais, por sua vez, puxaram a taxa da inflação para cima e assim comprimiram ainda mais o poder de compra da população.
– Temos ainda um cenário desfavorável para a retomada do crescimento econômico, afetado não só pelas consequências da pandemia mas, sobretudo, pelas incertezas geradas a partir da política econômica. Cotação do dólar oscilante, inflação alta, desemprego, redução do poder aquisitivo e turbulências políticas são fatores que não ajudam a economia, pelo contrário, a prejudicam – comentou Crestani.
Para 2022 o dirigente antevê um período que os analistas costuma classificar que O País vai andar ‘meio de lado’ por conta da expectativa das eleições presidencial, de governadores e dos legislativos federal e estaduais.
– Infelizmente, é um ano que gera um efeito paralisante na conjuntura política e todas as pautas como as reformas estruturantes que o empresariado tanto aguarda deverão ficar mais um período paralisadas no Congresso Nacional, o que é uma pena. Mesmo assim, o segmento supermercadista deve reagir e buscar a superação de todas as dificuldades para manter a geração de empregos e a garantia de abastecimento de itens básicos de alimentação, higiene e limpeza das famílias, seguindo nosso principal compromisso – concluiu Crestani.
Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | +10,47 | (-19,50) | +10,47 |
Fevereiro | +5,47 | (-5,53) | +7,68 |
Março | +4,54 | +9,70 | +8,52 |
Abril | +2,61 | (-4,32) | +6,74 |
Maio | (-0,99) | +1,58 | +5,52 |
Junho | +2,49 | (-1,12) | +3,66 |
Julho | +4,50 | +7,72 | +5,90 |
Agosto | (1,44) | (-2,98) | +3,56 |
Setembro | (-0,83) | +0,15 | +2,44 |
Outubro | (-6,95) | +4,65 | +0,63 |
Novembro | (-,223) | (-2,53) | +1,24 |
Dezembro | (-1,34) | +29,32 | +0,16 |
Termômetro de Vendas ABRAS 2021 (em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | +12,00 | (-18,45) | +12,00 |
Fevereiro | +5,18 | (-6,75) | +7,57 |
Março | +4,31 | +11,11 | +7,06 |
Abril | +2,77 | (-4,82) | +4,06 |
Maio | +2,88 | +1,98 | +5,32 |
Junho | (-0,68) | (-5,12) | +4,01 |
Julho | (-1,15) | +4,84 | +3,24 |
Agosto | (-1,78) | (-2,33) | +3,15 |
Setembro | (-1,13) | (-0,49) | +3,13 |
Outubro | (-0,24) | +4,95 | +3,14 |
Novembro | +4,33% | +1,97 | +2,88 |
Dezembro | +4,27 | +22,47 | +3,04 |