Vendas fecham com alta de 2,35% em 2017

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As vendas do setor supermercadista catarinense fecharam o ano de 2017 no positivo, registrando alta de 2,35% no acumulado de janeiro a dezembro em comparação com o ano de 2016. No primeiro semestre o levantamento mensal feito pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) chegou a registrar acumulados negativos, mas a recuperação no segundo semestre se consolidou com uma sequencia de sete meses de alta. No mês de dezembro de 2017 o crescimento frente a dezembro de 2016 foi de 2,50% enquanto que em relação a novembro o índice de dezembro de 2017 ficou 29,35% acima, resultado que considera a sazonalidade do período de festas.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do ​Termômetro de Vendas, ​realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats)​. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados j​á foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, considera que o desempenho do segmento supermercadista pode ser um referencial importante na retomada da economia, com a diminuição do desemprego e na reprogramação de novos investimentos para gerar o efeito circular e geral no crescimento econômico.

– O Pais precisa crescer, gerar novas oportunidades de trabalho para recuperar o terrenos perdido durante o auge da crise nos anos de 2015 e 2016. Acreditamos que o fato de a taxa de inflação estar sob controle, inclusive abaixo da meta do Governo, foi uma importante vitória para tranquilizar setor produtivos e também permitir a manutenção de poder de compra da massa salarial dos trabalhadores. O mesmo podemos dizer da aprovação da nova Lei Trabalhista, onde agora prevalece o acordado em relação ao legislado. É um novo momento que vai garantir maior segurança jurídica para empresários e trabalhadores – afirma Lopes.

O dirigente também menciona outros aspectos relacionados ao setor, que podem estar influenciando a recuperação e também a chegada de novos consumidores aos supermercados.

– As nossas lojas estão em constante processo de modernização, a ACATS executa  uma política arrojada de incentivo à capacitação de equipes de profissinais das empresas, temos projetos inovadores que estão ajudando a mudar e a modernizar a cultura do nosso setor. Consideramos que esse conjunto de fatores, indiretamente,também contribui para consolidar o supermercado com principal canal de abastecimento da população na sua cesta de compras em alimentos, material de higiene e de limpeza – acrescentou.

VERÃO DE 2018

Na mesma pesquisa em que apurou o termômetro de dezembro, a ACATS também sondou as empresas que têm lojas na faixa litorânea sobre a movimentação de bendas na primeira quinzena de janeiro, considerada a alta temporada. Para 66% das lojas o movimento foi praticamente o mesmo da temporada de verão de 2017, enquanto que para 34% houve registro de crescimento nas vendas, de 17% na média. Nenhuma empresa informou queda de vendas.

Termômetro de Vendas Acats 2017

(em percentuais)

 

Mês

mês atual x
mês ano passado

mês atual x mês anterior

Acumulado

Jan

+1,18

(-23,02)

+1,18

Fev

(-0,72)

(-1,58)

(-0,81)

Mar

(-1,03)

+5,11

(-1,06)

Abr

+5,71

+0,21

(-0,44)

Mai

+2,85

(-7,27)

(-0,29)

Jun

+4,82

+5,68

+0,53

Jul

+2,30

+2,80

 +1,37

Ago

+2,11

(-2,52)

+1,28

Set

+3,56

+5,28

+1,57

Out

(-3,77)

(-,3,32)

+0,32

Nov

+0,34

+2,00

+0,85

Dez

 +2,10

 +29,87

+2,35

Compartilhar.