As vendas do setor supermercadista catarinense fecharam o ano de 2017 no positivo, registrando alta de 2,35% no acumulado de janeiro a dezembro em comparação com o ano de 2016. No primeiro semestre o levantamento mensal feito pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) chegou a registrar acumulados negativos, mas a recuperação no segundo semestre se consolidou com uma sequencia de sete meses de alta. No mês de dezembro de 2017 o crescimento frente a dezembro de 2016 foi de 2,50% enquanto que em relação a novembro o índice de dezembro de 2017 ficou 29,35% acima, resultado que considera a sazonalidade do período de festas.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.
O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, considera que o desempenho do segmento supermercadista pode ser um referencial importante na retomada da economia, com a diminuição do desemprego e na reprogramação de novos investimentos para gerar o efeito circular e geral no crescimento econômico.
– O Pais precisa crescer, gerar novas oportunidades de trabalho para recuperar o terrenos perdido durante o auge da crise nos anos de 2015 e 2016. Acreditamos que o fato de a taxa de inflação estar sob controle, inclusive abaixo da meta do Governo, foi uma importante vitória para tranquilizar setor produtivos e também permitir a manutenção de poder de compra da massa salarial dos trabalhadores. O mesmo podemos dizer da aprovação da nova Lei Trabalhista, onde agora prevalece o acordado em relação ao legislado. É um novo momento que vai garantir maior segurança jurídica para empresários e trabalhadores – afirma Lopes.
O dirigente também menciona outros aspectos relacionados ao setor, que podem estar influenciando a recuperação e também a chegada de novos consumidores aos supermercados.
– As nossas lojas estão em constante processo de modernização, a ACATS executa uma política arrojada de incentivo à capacitação de equipes de profissinais das empresas, temos projetos inovadores que estão ajudando a mudar e a modernizar a cultura do nosso setor. Consideramos que esse conjunto de fatores, indiretamente,também contribui para consolidar o supermercado com principal canal de abastecimento da população na sua cesta de compras em alimentos, material de higiene e de limpeza – acrescentou.
VERÃO DE 2018
Na mesma pesquisa em que apurou o termômetro de dezembro, a ACATS também sondou as empresas que têm lojas na faixa litorânea sobre a movimentação de bendas na primeira quinzena de janeiro, considerada a alta temporada. Para 66% das lojas o movimento foi praticamente o mesmo da temporada de verão de 2017, enquanto que para 34% houve registro de crescimento nas vendas, de 17% na média. Nenhuma empresa informou queda de vendas.
Termômetro de Vendas Acats 2017
(em percentuais)
Mês
mês atual x
mês ano passadomês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+1,18
(-23,02)
+1,18
Fev
(-0,72)
(-1,58)
(-0,81)
Mar
(-1,03)
+5,11
(-1,06)
Abr
+5,71
+0,21
(-0,44)
Mai
+2,85
(-7,27)
(-0,29)
Jun
+4,82
+5,68
+0,53
Jul
+2,30
+2,80
+1,37
Ago
+2,11
(-2,52)
+1,28
Set
+3,56
+5,28
+1,57
Out
(-3,77)
(-,3,32)
+0,32
Nov
+0,34
+2,00
+0,85
Dez
+2,10
+29,87
+2,35