Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram novo crescimento no mês neste mês de março, mantendo a tendência verificada ao longo deste ano. O desempenho no período foi 4,54% superior a março de 2020 e 9,70% a fevereiro passado. O primeiro trimestre de 2021 fechou com resultado +8,52% em relação ao primeiro trimestre de 2020.
Os índices, já deflacionados, foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
O Presidente da Entidade, Francisco Crestani, observa que março é um período que leva vantagem em relação a fevereiro, com três dias a mais, o que acaba sendo um diferencial que pesa no resultado.
Para o dirigente, o supermercado se consolidou como o principal canal de compras da população para as necessidades em alimentos e produtos de higiene e limpeza, cuja demanda cresceu com a Pandemia já que as famílias estão passando mais tempo dentro de suas casas.
– As despesas com viagens de lazer e de visitas a parentes, por exemplo, diminuíram por conta das restrições, o mesmo acontecendo com relação a programas noturnos, para evitar aglomerações. Por conta disso houve um redirecionamento e cresceu a demanda por produtos para preparo de refeições em casa, por exemplo, sem contar que a manutenção e a limpeza das residências ganharam outro ritmo, o que os resultados da pesquisa nos comprovam – afirma.
Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | +10,47 | (-19,50) | +10,47 |
Fevereiro | +5,47 | (-5,53) | +7,68 |
Março | +4,54 | +9,70 | +8,52 |
Termômetro de Vendas ABRAS 2021 em percentuais):
Mês | mês atual x mês ano passado | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | +12 | (-18,45) | +12,00 |
Fevereiro | +5,18 | (-6,75) | +7,57 |
Março | +4,31 | +11,11 | +7,06 |