Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 6,82% no ano de 2013 em comparação com 2012. O resultado final foi fortemente influenciado pelo desempenho do setor em dois bimestres, julho e agosto, onde o crescimento superou os 10%, e também novembro e dezembro.
A variação de dezembro foi 2,61% superior ao mês período de 2012, e 23,15% superior a novembro de 2013. Dezembro é considerado o melhor mês do ano para o varejo supermercadista, com resultados de vendas históricos, em média, 25 % superiores à média dos demais meses do ano.
A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considera que o resultado acumulado em 2013 indica um período de fortalecimento do setor na economia de Santa Catarina, especialmente pelos investimentos realizados em novas lojas, ampliação e reformas, bem como no investimento na qualificação e requalificação de pessoas, visando a melhoria da qualidade nos serviços.
– A estratégia das empresas acaba se refletindo no resultado, considerando também a influência direta e fundamental do crescimento da massa salarial decorrente da geração de empregos, uma curva ascendente e que se mantém estável nos últimos anos – disse o dirigente.
INFLAÇÃO – a maior fonte de preocupação para o setor em 2014 é a taxa de inflação. “Temos consciência de que outros setores da economia são mais afetados do que o segmento supermercadista, que concentra mais de 80% de atendimentos das famílias no abastecimento de alimentação, higiene e limpeza, mas isso não deve representar uma zona de conforto para as empresas. Devemos continuar trabalhando para melhorar as instalações físicas de nossas lojas e principalmente qualificar e requalificar a mão de obra a fim de que o consumidor perceba essas mudanças”, complementa Atanázio.
A perspectiva para 2014 é de um novo período de crescimento físico do setor. Redes supermercadistas catarinenses ou que atuam aqui anunciaram pelo menos 10 projetos de expansão de novas lojas de grande porte e cerca de 15 empreendimentos de pequeno e médio porte. Redes de todos os portes também planejam realizar obras de reformas e modernização nas lojas. Estimativa é a geração de pelo menos 4,5 mil novos postos de trabalho em todas as regiões catarinenses.
Quanto à atuação da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio garante que a entidade vai continuar a se posicionar a favor da desoneração e da simplificação tributária, em defesa de uma ampla reforma nas relações trabalhistas e previdenciárias, mantendo também um calendário de ações que proporcionem acesso à empresas de todos os portes e regiões a cursos de qualificação e requalificação profissional e a projetos inovadores como o Alimento Sustentável (rastreabilidade de produtos hortifrugranjeiros) e o Supermercado Lixo Zero (visando atender à Nova Lei de Resíduos Sólidos). Em 2013, a Associação promoveu a capacitação de 8,5 mil supermercadistas.
Termômetro de Vendas Acats 2013
Mês
|
mês atual x
mês ano passado |
mês atual x mês anterior
|
Acumulado
|
Jan
|
+5,24
|
(-19,89)
|
—-
|
Fev
|
+3,00 |
(-2,11)
|
+6,08
|
Mar
|
+8,27
|
+14,19
|
+5,48
|
Abr
|
+0,39
|
-(13,29)
|
+4,27
|
Mai
|
+8,87
|
+5,28 | +4,47 |
Jun
|
+4,75
|
(2,48)
|
+5,53
|
Jul
|
+10,30
|
+4,76
|
+6,20 |
Ago
|
+10,62
|
+5,66
|
+7,22 |
Set
|
+3,98
|
(-4,22)
|
+5,56
|
Out
|
+4,62
|
+4,70
|
+5,26 |
Nov
|
+7,62
|
+2,07
|
+6,38
|
Dez
|
+2,61
|
+23,15
|
+6,82
|