Empresários supermercadistas catarinenses demonstram otimismo para o período de Final de Ano. Na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), 62% dos entrevistados indicaram que a quantidade de produtos encomendados para este período supera o volume adquirido em 2020. Para 38% dos empresários, a pauta de encomendas de produtos típicos de final de ano será a mesma do ano passado. Nenhuma empresa entre as pesquisadas indicou quantidade de compras inferior a 2020.
Na mesma consulta, os empresários supermercadistas disseram que receberam tabelas de preços reajustadas por parte dos fornecedores, preços 12% mais altos na média, com índices que variaram entre 5% até 25%. Os principais itens apontaram os seguintes reajustes: Aves com 12%, frutas com até 18% e panetones com 8%.
As vendas do setor supermercadista catarinense, a exemplo de agosto, registraram um resultado negativo em setembro deste ano comparado a setembro do ano passado, com -0,83%. No comparativo dentro do ano, isto é, setembro em relação a agosto de 2021, o índice aponta +0,15%. No acumulado o resultado é positivo, +2,44%.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses. Os resultados já foram deflacionados considerando o IPCA.
Mais: https://www.acats.org.br/vendas-nos-supermercados-recuam-em-setembro/