Com cerca de um ano de convivência com os efeitos da pandemia do covid-19, o setor supermercadista catarinense se reinventou para atender as expectativas diante dos desafios logísticos e operacionais surgidos diante desta situação de excepcionalidade.
Como setor essencial, o supermercado não deixou de atender durante a pandemia e isso refletiu no índice de vendas, já que as famílias ficaram muito mais tempo em casa ao longo do último ano. Com alimentação fora do lar restritiva, cresceu o consumo de alimentos, bem como artigos de higiene e de limpeza.
No aspecto operacional, todas as empresas fizeram readaptações nas suas rotinas diante da necessidade de atendimento dos protocolos sanitários para a preservação da saúde dos consumidores e de todas as categorias profissionais que atuam na linha de frente das lojas, no contato direto com os clientes.
Foram pouquíssimos casos comprovados de transmissão do vírus em ambientes de lojas, o que evidencia o sucesso das medidas de prevenção que foram adotadas pelos supermercados de todos os portes e regiões em Santa Catarina.
Este resultado deve também ser creditado ao engajamento de todas as equipes de profissionais que atuam nas empresas supermercadistas catarinenses, que entenderam a gravidade do momento e assumiram comportamento exemplar em suas jornadas de trabalho nas lojas.
Outra mudança que se instalou de modo praticamente instantâneo foi a aceleração de todos os processos digitais das empresas e os supermercados não ficaram de fora, tanto que a ACATS apurou crescimento acima de 110% nas vendas não presenciais no período de pós-pandemia. Estes canais permanecem ativos, em crescimento, e estão coexistindo com as lojas físicas, formatos se complementam.
O papel da ACATS neste período foi estratégico, principalmente como interlocutora oficial do segmento perante autoridades estaduais e municipais, sempre pautando sua atuação em busca do entendimento e da preservação plena das atividades do setor, conforme a legislação federal.
Além disso, para ampliar o envolvimento da Sociedade como um todo, a ACATS desenvolve a campanha de conscientização #SomosTodosIguaisNessaLuta, em que reforça a necessidade da colaboração de todos para que o combate à pandemia tenha efetividade, minimizando situações de novos contágios.
A estrutura da Entidade também passou por uma transformação para preservar o atendimento aos associados, prioritariamente, e as demais atividades de calendário pelo canal remoto. Ações de qualificação e requalificação profissional, sempre realizadas no modo presencial, migraram para o digital, incluindo até eventos consagrados como a Exposuper, que teve em 2020 sua edição on line pioneira no Brasil, reforçando o papel da Entidade como referência em inovação e pioneirismo entre as estaduais de todo o Brasil.
A estrutura diretiva da Associação, Diretoria Executiva e Conselhos Diretor e Fiscal, toda formada por supermercadistas que são membros voluntários, se desdobrou para assegurar a continuidade administrativa e operacional da ACATS, dentro do que as circunstâncias permitiram e ainda permitem, o que também acontece com a equipe de profissionais que toca a Entidade no seu dia-a-dia.
O segmento supermercadista catarinense mostrou maturidade e agilidade para se readaptar ao novo momento, em que a ACATS teve mais uma vez um papel fundamental como Entidade norteadora de ações e posicionamentos do setor. Aos 49 anos, forte e consolidada, com alto nível de reconhecimento público, a Entidade prepara a passagem de seu cinquentenário em 2022, torcendo para que os efeitos da pandemia tenham sido superados e que tudo possa voltar ao normal com todas as atividades em sua plenitude.