SC tem crescimento de vendas em fevereiro

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Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram crescimento de 5,47% no mês de fevereiro de 2021 na comparação com fevereiro de 2020. Já em relação a janeiro passado houve um recuo de (-5,53%). O primeiro bimestre de 2021 confirma um resultado acumulado de +7,68% em relação a idêntico período de 2020.

Os índices, já deflacionados, foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O Presidente da Entidade, Francisco Crestani, considera a movimentação normal para o período, inclusive o recuo verificado em fevereiro se comparado a janeiro, já que fevereiro de 2021 ficou com um sábado a menos e também três dias a menos no calendário, o que acaba influenciando de forma significativa o resultado total do período.

– Nossa atividade se mantem plenamente atuante porque o supermercado é considerado essencial, porém, com todas as restrições impostas pelo poder público através de decretos e normas de órgãos reguladores, tanto no plano estadual como em cada município. Desde o início da pandemia, priorizamos a saúde e a segurança sanitária de nossos colaboradores que ficam na linha de frente do atendimento e dos consumidores. A ACATS definiu um protocolo de atuação preventiva para seus associados e as respostas trazidas ao longo deste último ano indicam que a mobilização dá resultados e contribui para a não proliferação de contágios de covid-19 em nossas lojas – afirma o dirigente.

PÁSCOA 2021

As empresas supermercadistas catarinenses apostam em uma campanha de Páscoa com crescimento de vendas, mas num patamar moderado. Ao encomendar itens típicos da campanha de Páscoa, 47% dos empresários indicaram que compraram mais produtos do que na campanha do ano passado, 12% a mais, na média. Para 37% dos entrevistados, as quantidades serão praticamente as mesmas do ano passado e somente 16% responderam que compraram menos produtos, (-17%), na média.

Outro aspecto da sondagem apurou o comportamento das tabelas de preços apresentadas pelos fornecedores. A quase totalidade (95%) respondeu que ocorreram reajustes nos preços dos produtos típicos de Páscoa, com incidências entre 5% e até 20%, média de 11,7%. Estes reajustes diferenciados, segundo a ACATS, devem-se a fatores como a quantidade de produtos adquiridos pelas empresas supermercadistas, percentual de contratação de venda consignada e demais aspectos negociais com cada fornecedor.

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+10,47(-19,50)+10,47
Fevereiro +5,47 (-5,53) +7,68
Março   
Abril   
Maio   
Junho   
Julho   
Agosto   
Setembro   
Outubro   
Novembro   
Dezembro   
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