SC é destaque em ranking nacional

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Santa Catarina tem três redes classificadas entre as 20 maiores do País no ranking divulgado no dia 04 de junho de 2020, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), relativo ao período de 2019 na comparação com 2018. São elas as redes Angeloni, em 13º, Giassi em 19º e Koch em 20º lugares. De acordo com o estudo, o setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019, um crescimento nominal de 6,4% na comparação com 2018, o que representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB).  Em valores reais (deflacionados) o crescimento no último ano foi de 2,5%.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, afirma que o resultado demonstra a pujança do segmento supermercadista catarinense, um estado que tem cerca de 1,5% do território mas representa economicamente cerca de 7% do PIB nacional.

– Os empresários catarinenses estão sempre se reinventando, aplicando inovações e melhorias contínuas no que é oferecido ao consumidor, sem deixar de lado o constante aprimoramento da gestão de pessoas, qualificando e requalificando todas as categorias de profissionais que atuam nas empresas. Neste contexto se encaixa o papel da ACATS, entidade que faz a representação institucional e lidera o conjunto de ações para o desenvolvimento e a evolução do setor – disse Lopes.

Ainda em relação ao estudo divulgado pela ABRAS, o setor encerrou o ano passado com 89,8 mil lojas e 1.881,8 milhão de funcionários diretos ante 1.853,1 milhão registrado em 2018, gerando 28,7 mil vagas de emprego no País.

 – O ano de 2019 foi um muito significativo para os supermercadistas, principalmente, pela melhoria no ambiente de negócios, com início de importantes mudanças estruturais voltadas ao incentivo à simplificação e desburocratização. Isso se refletiu no mercado de consumo e, consequentemente, no desempenho do varejo alimentar – declara João Sanzovo.

– O Ranking Abras/SuperHiper é o maior estudo do setor supermercadista brasileiro, auxilia empresários no desenvolvimento dos seus negócios e, sem dúvida, contribui muito para a evolução do autosserviço no Brasil. É resultado de um trabalho minucioso e feito com muita dedicação e responsabilidade pelo nosso Departamento de Economia e Pesquisa. Um orgulho para nós da Abras – completou Sanzovo.

Compartilhar.