Sazonalidades interferem nos preços de hortifrútis

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Olericultura

O 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta manhã pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), referente ao mês de fevereiro, destaca que o clima adverso vem causando valorização de frutas e hortaliças no País. Uma das mais atingidas foi a cenoura, que registrou os maiores patamares dos últimos anos.

Cebola e batata, produzidas principalmente no Sul do País, também registraram alta de preços. A batata se valorizou em todas as regiões analisadas. O tomate também manteve a tendência de ganho de preços que começou nos últimos meses do ano passado.
Em relação às frutas, maçã, melão e melancia se valorizaram para compra nos mercados atacadistas em fevereiro refletindo o momento de oferta reduzida. 

As demais frutas não apresentaram oscilação de preço uniforme. A banana nanica ficou mais barata, compensando a alta da variedade prata. A laranja teve redução da oferta no atacado, mas ainda sem repasse aos consumidores, em grande parte por causa da demanda no varejo se comportar de forma restrita.

A entidade destaca também que em março a Conab firmou acordo de cooperação, no âmbito do Prohort, com as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC), e as informações entrarão nas análises a partir do mês que vem.

Compartilhar.