Você vai ler:
- Logística integrada e bem planejada;
- Inteligência artificial e a excelência operacional;
- A nova era da eficiência promocional no mercado;
- Maturidade emocional;
- Conflitos jurídicos-tributários que afetam o setor.
No segundo dia do Fórum Supermercadista Acats 2024, especialistas abordaram temas essenciais para o setor varejista de Santa Catarina. Com destaque para a palestra “Reforma Tributária e seus impactos no setor de supermercados”, os profissionais também assistiram a painéis e participaram dos Encontros de Negócios.
No primeiro painel, a Diretora de Supply Chain do Grupo St. Marche, Eliane Souza, destacou a importância de uma logística integrada e bem planejada para atender às expectativas do cliente, especialmente em um contexto em que o tempo de entrega e a adaptação ao momento de consumo são primordiais. De acordo com Souza, o conceito de “ponta a ponta” abrange todo o processo, desde a produção até a entrega ao cliente, incluindo a logística reversa, que se torna cada vez mais relevante com as exigências de ESG (ambiental, social e governança) e a gestão de resíduos.
Em sua fala, a Diretora ainda destacou o planejamento integrado, a sincronização de processos e os benefícios, como agilidade, visibilidade e coordenação. “Na logística, cada etapa precisa estar sincronizada para que o processo flua de maneira eficiente e entregue o valor esperado ao cliente. A chave para essa harmonia é o planejamento perfeito, que garante que todas as peças da cadeia estejam alinhadas para o sucesso”, explica. A conversa teve mediação do Coordenador do Comitê de Logística da Acats e Gerente de Logística da Rede Giassi Supermercados e Combo Atacadista, José Roberto Sampaio.
Na sequência, o Diretor da Prolog e Autor da plataforma Ser Logístico, Carlos Menchik, comandou a Conversa com Especialista “A inteligência artificial e a excelência operacional na supply chain”. O painel contou também com mediação de José Sampaio.
De acordo com Menchik, a transformação constante no ambiente de negócios e na tecnologia exige que todos mantenham uma mentalidade de aprendizado contínuo, conhecida como “long life learning”. Isso é fundamental para acompanhar as mudanças e não ficar para trás.
“Assim como uma pessoa que para de aprender corre o risco de se desatualizar e perder relevância no mercado, o mesmo acontece com as empresas. Uma organização que não evolui ou não se adapta às mudanças do mercado, da tecnologia e das expectativas dos consumidores corre o risco de ser superada por concorrentes. A mensagem aqui é clara: o progresso e a evolução são indispensáveis, seja em nível individual ou empresarial, para garantir a competitividade e a relevância no cenário atual”, pontua.
Talk Soluções
Diretor de Projetos da Scanntech, Rodrigo Formariz, apresentou o painel “Dados que transformam: a nova era da eficiência promocional no mercado de SC”. Na apresentação, Formariz falou sobre empresas e indivíduos que conseguem adotar a mentalidade de “pensar fora da caixa” para alcançar melhores resultados. Para Formariz, dessa maneira é possível superar expectativas e alcançar resultados que antes pareciam impossíveis. Isso ressalta a importância de usar dados, engenhosidade e a vontade de desafiar o status quo para progredir e se destacar.
“O exemplo do Brasil, especificamente a região Sul com um desempenho mais acelerado, reflete como o uso de tecnologia e dados pode destacar tendências regionais e orientar ações estratégicas. Esse tipo de abordagem, onde tudo está interligado e se complementa, é o que transforma o modo de operar e faz com que empresas consigam se antecipar às necessidades, otimizando a cadeia de suprimentos e melhorando a experiência do cliente”, explica.
Neurociência e inteligência emocional
“Maturidade emocional é uma questão individual. Não dá para você simplesmente passar para os seus filhos o desenvolvimento emocional. Você pode passar valores, conhecimentos, mas o desenvolvimento emocional, não. E esse é o dilema. Em vez de resistir ou lutar contra as emoções, o foco pode estar em aceitar que elas fazem parte da experiência humana e encontrar formas de gerir seus efeitos ao longo do tempo”, diz.
A fala é do Presidente e Fundador do Instituto Márcio Schultz de Eneagrama, Márcio Schultz, durante a palestra ”Neurociência aplicada à inteligência emocional: como potencializar relacionamentos e aumentar a produtividade no trabalho”. Segundo Schultz, criar um ambiente onde os colaboradores se sintam autorrealizados é fundamental para o sucesso organizacional. Isso exige compreender e valorizar o que cada pessoa traz de único para a equipe, promovendo um espaço onde elas possam aplicar suas habilidades de forma que faça sentido para elas.
“Quando as pessoas estão alinhadas com seu propósito interno, elas naturalmente se tornam mais engajadas e colaborativas, contribuindo para a solução de problemas de forma eficaz e criativa”, finaliza.
O último dia do Fórum contou ainda com o painel “Conflitos jurídicos-tributários que afetam o setor supermercadista”, que teve participação dos Advogados Manuella Mazzocco (Rosseto Advogados), Eduardo Lamy (Lamy e Faraco Lamy) e Alessandro Marceddu (Grupo Koch), sob mediação do Assessor Tributário da Acats, Marcos Koenig.
No encerramento do Fórum, o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, enfatizou a importância do evento. “A Acats é uma entidade de referência no Brasil, construída com o esforço e dedicação de todos os profissionais envolvidos no setor de supermercados, por isso o engajamento e a participação dos supermercadistas em eventos e atividades que fortalecem o setor é tão importante”, afirma.
O Presidente mencionou ainda o orgulho de estar à frente da Acats por dois anos e fez um convite especial para a participação no jantar de encerramento do ano e no Prêmio Fornecedores 2024, que será realizado no dia 27 de novembro. Simioni reforçou a necessidade de valorizar aqueles que prestam serviços de qualidade e incentivou a participação ativa nas questões que afetam o segmento, como a recente conquista junto ao Secretário da Fazenda sobre as ECFs. Ao final de sua fala, o Presidente chamou os supermercadistas à ação, ressaltando que a construção de um futuro melhor começa pela participação ativa nas entidades representativas e no acompanhamento das questões locais, estaduais e nacionais.
O Fórum teve patrocínios de Marquespan, Hershey’s, Camil, Nextop, Checkout RH, Scann Tech e Indústria Feliz.