Na era da digitalização, cada vez mais as empresas buscam por soluções tecnológicas e ágeis para facilitar o dia a dia dos clientes. Mas na Europa existe desde 2019 uma iniciativa na contramão desta tendência. Ao invés de robôs, mercados 100% autônomos e caixas de autoatendimento a rede holandesa Jumbo ativou caixas onde os clientes podem aproveitar a passagem das compras e ficar conversando com quem estiver no caixa.
O primeiro ‘chat- checkout´ como foi apelidado, foi inaugurado em 2019 em Vlijmen, cidade na província holandesa de Brabante do Norte. Seu sucesso levou o grupo a planejar a operação de mais 200, principalmente em lojas em áreas onde a solidão é um problema.
– Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem se sentir solitárias. Como empresa familiar e rede de supermercados, temos um papel central na sociedade. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo para combater a solidão. O checkout de bate-papo é apenas uma das coisas que podemos fazer – disse Colette Cloosterman-Van Eerd, gerente de operações da Jumbo.
O chat checkout do supermercado faz parte de um programa do Ministério da Saúde do país para combater a solidão. A Holanda tem cerca de 1,3 milhão de pessoas com mais de 75 anos, mais da metade das quais disseram que se sentem solitárias regularmente.
A iniciativa pretende captar precocemente os sinais de solidão dos idosos e convidar empresas e entidades a trabalharem em conjunto para encontrar soluções criativas.
– Estamos orgulhosos de que nossa equipe queira trabalhar no chat checkout. É um gesto pequeno, mas valioso, especialmente em um mundo cada vez mais digital e rápido – disse Cloosterman-Van Eerd.
Além do checkout, vários supermercados Jumbo também introduziram um ‘espaço de bate-papo’ onde os moradores podem tomar um café e conversar.
(Com informações da Super Varejo e DutchNews – Photo Republic / Marco De Swart).