A trajetória de empreendedorismo, trabalho e inspiração da família Althoff no comércio do Sul de Santa Catarina completa 70 anos no mês de setembro e virou documentário. A produção audiovisual denominada Althoff 70 anos – Uma história feita com paixão resgata as origens da rede supermercadista desde a chegada dos antepassados alemães até os dias atuais e projeta o futuro da empresa.
O documentário divulgado nas redes sociais do Althoff Supermercados vem dividido em oito capítulos a serem lançados semanalmente às quintas-feiras. O episódio de estreia resgata a migração de Wilhem e Wilhelmine Althoff de Waldbröl (Alemanha) para o Brasil, em 1861, o início da vida na região da Grande Florianópolis e origem do DNA vocacionado para o comércio.
Em ordem cronológica, o registro histórico em vídeo mostra o pioneirismo da família Althoff com a instalação de um atacado que abasteceu muitos comércios na região e inspirou empreendedores e mais tarde tornou-se a rede de supermercados. Atualmente, a empresa possui 12 lojas distribuídas por 10 municípios da região Sul de Santa Catarina, com média de 500 mil clientes atendidos todos os meses.
A escolha por apresentar a própria história vem com o propósito de reforçar a conexão da empresa com as comunidades onde está inserida, os clientes, parceiros e os mais de 1200 colaboradores, expõe o presidente da Rede Althoff, Flávio Paulo Althoff. Os públicos com os quais a empresa se relacionou durante as sete décadas são representados no documentário com a participação de fornecedores, clientes, funcionários e instituições sociais.
– São sete décadas alicerçadas em uma forte parceria com todos, fazendo parte da vida de tantas pessoas no nosso dia-a-dia nas lojas e também nas ações sociais que desenvolvemos em todas as cidades onde estamos presentes – frisa.
Novidades
A largada para as comemorações dos 70 anos se deu ainda no mês de agosto, com a inauguração da mais recente filial, em Sangão. A empresa também lançou o aplicativo ComproBem Althoff, onde os clientes têm acesso a ofertas e promoções, poderão participar de sorteios, fazer consulta de preços (ofertas especiais ou por códigos de barras de produtos), entre outras funcionalidades.
Com o apoio da tecnologia, a Rede Althoff projeta para os próximos anos um crescimento acelerado. Em breve a empresa abre as portas da primeira filial no Rio Grande do Sul, no município de Capão da Canoa.
– A experiência acumulada nesses 70 anos aliada às informações que os recursos tecnológicos nos oferecem faz com que estejamos aptos a dar esse importante passo no estado vizinho – acredita o diretor de Gestão da companhia, Clementino Bolan Filho.
Nos últimos cinco anos, a rede Althoff alcançou um crescimento médio de 11% ao ano. Os planos para os próximos anos têm como ponto de partida a construção do novo centro de distribuição, com início de obras previsto para outubro de 2022. A estrutura de 9 mil m² foi projetada para atender as demandas da empresa até o aniversário de 80 anos, contando com a expectativa de mais 10 lojas até 2028.