A Connect Shopper, empresa especializada no comportamento do consumidor no ponto-de-venda, realizou pesquisa inédita sobre as expectativas de consumo para a próxima Black Friday. A pesquisa Black Friday Connect – sondagem declaratória com 1.720 consumidores realizada pela internet – apontou que 39% dos consumidores têm intenção de realizar compras na próxima Black Friday. Mas, ainda existe uma parcela significativa dos shoppers indecisa: 35% não sabem se irão ou não fazer compras na próxima Black Friday.
Além disso, 26% dos consumidores afirmaram que “não vão comprar nada”. Destes, a principal razão da não compra (72%), é o fato de não acreditarem nas promoções e ofertas, e inclusive houve citações de propaganda enganosa (a chamada “black fraude”). “A pesquisa deixa claro que há um grande desafio para a indústria, com suas marcas, e os varejistas desenvolverem ações para resgatar a confiança dos consumidores e assim conseguirem vender ainda mais na Black Friday”, afirma Fátima Merlin, diretora da Connect Shopper e uma das maiores especialistas em Shopper e Varejo do país.
A pesquisa Black Friday Connect apontou também que 78% dos consumidores estão inseguros e ansiosos em relação à sua situação econômica. Citam, principalmente, o endividamento e o receio da perda de emprego. Mas, por outro lado, houve manifestação na pesquisa de atitudes de consumo consciente.
Dos shoppers que se mostraram propensos a comprar, a maioria (80%) disseram que irão priorizar marcas que deram uma contribuição verdadeira à sociedade, em relação a pandemia, e, também, que irão dar preferência de comprar às marcas nacionais, para apoiar a reativação econômica do País.
Entre os itens mais desejados de serem consumidos durante a próxima Black Friday estão, em primeiro lugar, as Roupas e os Smartphones, empatados em desejo de compra. Em segundo lugar, ficaram os itens Eletrônicos. Em terceiro lugar, os Calçados; e, em quarto lugar, como mais citados: Eletrodomésticos e Produtos de Beleza (Perfumaria e Maquiagem).