Mais de 750 toneladas de alimentos foi a contribuição dos permissionários das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) para o programa Mesa Brasil Sesc, projeto social que destina produtos alimentícios para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
No período de janeiro a junho de 2021, os boxistas e produtores que atuam na Ceasa/SC entregaram 752.5 mil quilos de doações. O montante representa 16,4% a mais do que no mesmo período do ano passado. O volume de alimentos doados pelos permissionários da Ceasa/SC representa 43,4% do total arrecadado pelo programa em todo o Estado de Santa Catarina.
Os permissionários exerceram sua solidariedade ao repassar produtos que não seriam comercializados para complementar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Frutas, verduras e legumes que seriam descartados foram aproveitados para a nutrição de aproximadamente 18,9 mil famílias atendidas por 118 instituições sociais cadastradas no programa. São itens que apresentam pequenos defeitos, como manchas ou machucados, que não são aceitos pelos mercados, mas que estão perfeitamente aptos para consumo.
Os principais doadores de alimentos foram: Primalta, Cantu, Weiss, Frutas e Verduras União, Hoffmann e produtores rurais.
“O Mesa Brasil demonstra que, se nos unirmos, podemos mudar a realidade em nossa volta. A solidariedade dos produtores e boxistas, combinada à organização da Ceasa/SC e do Sesc, alimenta milhares de pessoas, principalmente crianças, na região da Grande Florianópolis. Temos muito orgulho desse trabalho”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.
(Com informações da Fecoagro)