A série de palestras on-line da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) (02.06) trouxe o tema “Gestão de Resultados para Supermercados durante e pós COVID-19”, Lauro Júnior Bueno, diretor da Unitrier Assessoria em Varejo e a mediação de Kamila Kviatkovski, diretora de operações da mesma empresa.
O sexto encontro da série (02.06) abordou o tema “Gestão de Resultados para Supermercados durante e pós a Covid-19”, Lauro Júnior Bueno, diretor da Unitrier Assessoria em Varejo e a mediação de Kamila Kviatkovski, gerente de operações da mesma empresa.
A apresentação do palestrante enfocou o novo momento conjuntural com a ocorrência da pandemia e as recomendações para uma gestão afinada diante dos novos desafios. Algumas de suas afirmações:
– O departamento de compras precisa estar super afinado com os controles de prevenção de perdas para evitar as situações de ruptura;
– Tudo indica que o poder de compra dos consumidores não retornará aos mesmos patamares anteriores à pandemia, com influência direta nos resultados inclusive dos setores essenciais que não paralisaram, incluindo o varejo supermercadista;
– Em uma situação de bolsos mais apertados, as chamadas ´marcas de combate´ terão mais preferência, muita atenção a estas categorias;
– A gestão comercial e o ciclo financeiro são estratégicas para um resultado eficaz da empresa, buscando equilíbrio entre venda e rentabilidade;
– A gestão de fluxo de caixa com uso do Orçamento Base Zero ganha importância nestes tempos em que todos buscam enxugamento de despesas;
– A sinergia entre todos os setores das empresas é essencial porque as tomadas de decisões estão muito mais rápidas neste período de pandemia;
– O momento é de oportunidades para novos investimentos, porém com a devida segurança de fundos de reserva e muita cautela em definir endividamentos.