A Nova Aliança Vinícola Cooperativa, hoje com cerca de 700 famílias cooperadas, surgiu da união de cinco cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha, onde a história se inicia com a Cooperativa São Victor, fundada em 1929, seguida da fundação da Cooperativa São Pedro, em 1930, e das Cooperativas Linha Jacinto, Cooperativa Aliança e Cooperativa Santo Antônio, em 1931. Juntas, elas se transformaram em uma única família, reunindo pessoas, valores e histórias de trabalho e superação enraizadas em gerações de descendentes de italianos.
Depois de um 2024 desafiador, mas também de resiliência e superação, a Nova Aliança Vinícola Cooperativa, parceira da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), celebra a Vindima 2025 saboreando uma qualidade extraordinária. As uvas colhidas até o momento apresentam excelente equilíbrio entre acidez e açúcar, com uma sanidade que projeta rótulos de excelência. A expectativa é para que o clima continue colaborando até o final da colheita, prevista para o início de março – a Vindima 2025 está adiantada em 20 dias. Com unidades em Flores da Cunha, Farroupilha e Santana do Livramento, a vinícola foca nos vinhos finos e espumantes sem deixar de lado sua história com os vinhos de mesa e com o suco de uva, responsável por 80% da produção total anual. A previsão é de que a safra encerre 2025 com 40 milhões de quilos de uva, 30% mais que no ano anterior.
Toda uva processada anualmente vem dos cooperados com propriedades em cidades da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, além dos vinhedos próprios, cultivados em Santana do Livramento, onde numa área de 400 hectares, a vinícola mantém 60 hectares de vinhedos. Assim, o portfólio com mais de 120 rótulos, entre espumantes, vinhos finos e de mesa, suco de uva, frisante, filtrado, suco e quentão, expressa os mais distintos terroirs do Rio Grande do Sul.
Com uma das maiores e mais modernas plantas de processamento de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha e as demais unidades têm recebido diversos outros investimentos para suportar o avanço da Cooperativa desde 1929.
Contagem regressiva para o centenário
Completando 95 anos, a Nova Aliança é a Cooperativa Vinícola mais antiga do Brasil, e está em contagem regressiva para seu centenário, apresentando mudanças em seu reposicionamento de portfólio. Desde que a atual diretoria assumiu a gestão 2023-2027, um novo propósito passou a fazer parte do sonho das famílias cooperadas. Com quase 100 anos de história, nasce um novo momento, resultado de um encontro harmonioso entre passado e futuro. Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, dando espaço à NOVA, marca que chega para brindar o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes feitos 100% com uvas vitis viníferas.
Sob a NOVA estão as linhas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, batizadas pela marca mãe, que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes. A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos.
Para o CEO Heleno Facchin, a chegada da NOVA consolida a maturidade da Nova Aliança. “Estamos vivendo um novo momento sem deixar de lado toda nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo”. O reposicionamento de portfólio poderá ser apreciado pelos consumidores nos próximos anos de forma gradativa.
Eventos Acats
A Nova Aliança é uma patrocinadoras dos Encontros Regionais de Supermercadistas e do Prêmio Acats 2025 Supermercados, que será realizado no dia 27 de março, em Camboriú. Já o primeiro Encontro Regional do ano será em Chapecó no dia 3 de abril e as inscrições estão abertas. Clique aqui e participe.