Com números fechados até o 3º trimestre de 2020, o mercado pet brasileiro apresenta projeção de crescimento de 13,5% em 2020 em relação aos números de 2019. Os dados são do Instituto Pet Brasil (IPB) e dão conta de um faturamento previsto para R$ 40,1 bilhões no ano. A cifra é 6,88% maior do que aquela projetada nos primeiros seis meses de 2020. Alimentos e produtos veterinários lideram, com alta de faturamento de, respectivamente, 22,5% e 16%.
Para o cálculo, o IPB diluiu as compras por comércio eletrônico nas categorias por tipo de produto ou serviço. Com a abertura do comércio e flexibilização das medidas de combate a pandemia, o crescimento do comércio eletrônico foi perdendo força e se adequando ao novo cenário.
Em relação à participação de cada segmento, os alimentos representam metade das vendas (50%), seguido por venda de animais direto dos criadores (12,1%), pet vet (11,8%), serviços gerais (10,4%), serviços veterinários (10,3%) e pet care (5,6%).
O setor pet brasileiro permanece como um dos principais mercados de todo o mundo para produtos e serviços para animais de estimação. De acordo com o Instituto Pet Brasil, somados os faturamentos da indústria, serviços (veterinários e gerais) e da venda de animais em 2019, o crescimento foi de 3% em relação ao ano anterior. O total calculado é de R$ 35,4 bilhões. Em 2018 o mercado cresceu 4,6% em faturamento e chegou a R$ 34,4 bilhões.