A nona palestra da série promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em torno da perspectiva da retomada da economia (24.06) teve Vanusa Cardoso, Diretora da Vanusa Cardoso Coaching e a mediação da psicóloga Débora Almeida. O tema central foi sobre a importância da assertividade da comunicação entre os líderes das empresas e seus colaboradores como pano de fundo para a obtenção de melhores resultados junto também aos consumidores. As principais informações e dicas transmitidas:
– A ocorrência da pandemia faz com que as pessoas obrigatoriamente saiam de sua zona de conforto e isso acaba gerando diversas reações;
– Cenários de crise e incertezas podem gerar zonas de conflito;
– Estamos num momento em que é preciso muita cautela nas decisões pessoais e profissionais, vale mais atuar com a razão e menos com a emoção;
– A comunicação do emissor não é necessariamente o que o receptor compreende;
– As pessoas tem diferentes formas de assimilar e transmitir mensagens e aprendizados;
– A Programação Neurolinguística divide os formatos de captação das pessoas em modos visual, cinestésico, auditivo e digital;
– Na comunicação, 7% depende do verbal, 33% da postura pessoal e 38% da entonação de voz;
– Fatores que dificultam a comunicação: quando o óbvio é deixado de lado, o medo de falar e a falta de integridade interna;
– Antes de sair comunicando, pense;
– O êxito na comunicação compreende uma visão sistêmica onde o processo envolve o todo.