“De feirantes a gigantes” revela a origem humilde, a visão e as estratégias adotadas por cinco irmãos que se tornaram exemplos de empreendedorismo no país
DE FEIRANTES A GIGANTES. A expressão bem representa a trajetória da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina e uma das maiores do país. Nessa definição não está expressa apenas a evolução profissional, a escalada dos negócios, a ascensão no mercado e as cifras bilionárias que hoje caracterizam a marca. Ela revela também a origem de um caminho percorrido pelos irmãos José, Sebastião, Geraldo, Antônio e Albano, construíram uma referência de sucesso no setor, um marco do empreendedorismo brasileiro.
Produzido em celebração aos 30 anos do Grupo Koch, fundado em 1994, na cidade de Tijucas, Grande Florianópolis, o livro apresenta a estrada que os cinco irmãos vêm pavimentando, desde os tempos de feira livre com planejamento, foco, determinação, perseverança e muito otimismo. Com a liderança de José Koch e a união familiar como essência, eles tinham consciência de que, de feirantes a supermercadistas era um passo muito grande, proporcional à dose de coragem e ousadia que demandava a empreitada, mas acreditaram que era possível. E foi. Ao inaugurarem a primeira loja do Supermercados Koch deram início a uma trajetória que inspira admiradores, motiva colaboradores e orgulha aqueles que ajudaram a plantar essa semente.
Os primeiros passos no comércio, dificuldades enfrentadas na gestão, estudos e pesquisas para a formatação do modelo escalável de atacarejo, estratégias desenvolvidas para a conquista de um crescimento com solidez e constância, eficiência do planejamento estratégico, atenção aos processos e às pessoas, governança corporativa e processo sucessório são apresentados no livro, revelando não apenas uma história que merece ser contada, mas experiências, estratégias e lições de vida que devem ser aprendidas.
O livro “De feirantes a gigantes – a jornada da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina” foi produzido pela Santa Editora para o Grupo Koch, com conteúdo elaborado pelas jornalistas Letícia Wilson e Sara Caprario a partir de entrevistas com os fundadores, familiares, colaboradores, prestadores de serviço e parceiros indicados. O livro será lançado no dia 4 de abril, durante o Jantar de Ideias, evento anual de relacionamento do Grupo Koch com o mercado, realizado no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC), para mais de 1.200 convidados.
Sobre o Grupo Koch
Maior rede supermercadista de Santa Catarina e uma das maiores do país, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Grupo Koch registrou crescimento exponencial na última década. Entre 2012 e 2022, o faturamento passou de R$ 288 milhões para R$ 6,43 bilhões a partir do aprimoramento da gestão e da implementação de estratégias inovadoras. Para 2024, a previsão de faturamento é de R$ 10 bilhões, totalizando 80 lojas.
São dezenas de lojas nos formatos varejo (com a marca SuperKoch) e atacarejo (com a marca Komprão Atacadista) em diversas cidades catarinenses, além de vendas pelo e-commerce. O grupo conta com um moderno Centro de Distribuição, um amplo Centro Administrativo e Comercial e gera mais de 10 mil empregos diretos e 25 mil indiretos. O Grupo Koch tem à frente como CEO o empresário José Koch, um dos cinco irmãos feirantes que se tornaram gigantes deste setor, tendo a união familiar como base sólida e o crescimento com rentabilidade como bússola ao direcionamento das ações.
De feirantes a gigantes: a jornada da família Koch na construção da maior rede supermercadista de Santa Catarina
Letícia Wilson e Sara Caprario
Santa Editora, 2024
16 X 23 cm
148 páginas
ISBN: 978-65-87893-13-6
R$ 49,90
À venda pelo site da editora: santaeditora.com.br
EM BREVE: VERSÃO E-BOOK.
*Informações: Assessoria Grupo Koch