Como o consumidor brasileiro em muitos casos vem trocando marca por preço na sua cesta de limpeza, algumas empresas estão conseguindo aproveitar o momento de crise para crescer. Líder na categoria na produção de esponjas, a carioca Limppano está investindo R$ 18 milhões na expansão de sua segunda fábrica, em Queimados, pólo industrial do estado do Rio. É nesta planta que a companhia produz suas esponjas e toda a linha de limpadores sanitários e contra o mofo. Com a expansão da fábrica, que estará concluída até o fim de 2019, a capacidade de produção de alguns produtos vai quadruplicar.
No caso dos produtos Evita Mofo, a região Sul é a maior consumidora do país e recebe cerca de 25% da produção. Por isso, o plano estratégico da Limppano considerou um aumento de 50% no orçamento para atender às principais redes supermercadistas da região. Em Santa Catarina, mercado em crescimento, a Limppano registrou um crescimento de 18% entre 2017 e 2018, quando o faturamento da companhia chegou a R$ 160 milhões. O estado também é grande consumidor de luvas e da Linha Inspira Air, com perfumação para ambientes e desodorizadores sanitários, além do Evita Mofo.
“A região Sul é um mercado muito importante no país e sempre crescente. Em Santa Catarina, que tem grande potencial para negócios, estamos presentes na maioria das grandes redes de varejo ou cash&carry locais. Por isso, acompanhamos de perto as mudanças de hábitos e necessidades dos consumidores, planejando o abastecimento para atendê-los”, diz o diretor comercial da Limppano, Tarcísio Bravo.
Especialista em limpeza, a Limppano atua nacionalmente e também exporta seu portfólio para oito países das Américas. Para 2018, a meta é atingir 17% de crescimento.