Importância do Agro precisa de mais compreensão pela Sociedade

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Na palestra realizada durante a EXPOSUPER ACATS ON LINE 2020,  Sustentabilidade: Agronegócio, Sociedade e o Programa Alimento Sustentável da ACATS, (22.10) apresentada por José Luiz Tejon Mejido (TCA International | Agência Biomarketing) e mediada por Giampaolo Buso (Diretor da PariPassu), foi apresentada uma nova visão para o agronegócio na busca de valorizar o que é produzido no campo, aliado ao conceito de alimentação segura e saudável.

Tejon Megido defende a tese de que o agronegocio tem que ser substituído para um sistema de agro cidadania com foco na saúde, que é uma visão efetiva do que é produzido nos campos e que segue seu  caminho até as gôndolas dos supermercados.

o Programa Rama de controle de uso de defensivos o Programa de Rastreabilidade do Alimento, que foi instalado em SC de forma pioneira pela ACATS em 2011, são processos que já estão operando nesta linha de pensamento.

Tejon acredita que os supermercados tem potencial para serem transformados em pontos de educação para os consumidores finais com informações sobre como se alimentar corretamente, sobre a nutrição dos produtos e sua linha de trajeto desde o campo até as lojas.

– Os agricultores serão vistos como agentes de segurança da saúde humana, do meio ambiente, gestores de seus respectivos micro ambientes. Precisamos evoluir para esta condição porque temos ainda um expressivo contingente da população mundial, segundo a ONU, é atingido por uma insegurança alimentar disse Tejon.

O palestrante acha que a o processo de educação tem que ser constante não apenas com informação técnica, mas tem que carregar uma dose de emoção do significado do papel da família agricultora pra a Sociedade.

Tejon acha que isso pode acontecer de forma mais eficiente caso se consiga levar a imagem e o conceito da família agrícola como um símbolo de quem produz alimentos saudáveis e seguros.

– As pessoas guardam dentro de si uma imagem de uma família agrícola, com muito carinho. A família é um símbolo maravilhoso para ser trabalhado pedagogicamente.

– O Brasil tem um diferencial, é o único país do mundo que tem nome de árvore. Arvore é um cenário e está presente onde quer que exista produção agrícola. Atrás do resultado do agro tem as mãos, o toque humano, que começou o processo semeando as plantações. Precisamos acelerar esta compreensão do setor agro por parte da população em geral através de um processo pedagógico de humanização desta atividade e o setor supermercadista tem um potencial gigantesco de atuar nesta conscientização – completou.

Assinaturas:

A EXPOSUPER ACATS ONLINE é uma promoção da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

PATROCÍNO MASTER – Coca Cola Femsa e Nestlé.

PATROCÍNIO: Fecomércio/SC, FCDL/SC, Aurora, Aquafast e Senff.

APOIO: Seara, Melitta, Gota Limpa, Pepsico, Eletrofrio, Fast Gôndolas, Sicredi, Simplus e NSC Negócios/SC.

APOIO INSTITUCIONAL: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Governo do Estado de SC, Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate/SC) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC).

Compartilhar.