Quatro anos após desembarcar com a compra da Brasil Kirin, dona da Schin, o grupo Heineken assume a distribuição de suas principais marcas de cerveja: Heineken e Amstel.
As marcas da cervejaria holandesa eram distribuídas pelo Sistema Coca-Cola, que, pelo acordo firmado no início do ano após uma acirrada disputa arbitral, continuará responsável pela distribuição até 2026, de Kaiser, Bavaria, Sol, Eisenbahn e, agora, também da novata Tiger marca da Singapura que a Heineken acaba de lançar no Brasil.
Com o novo arranjo na distribuição, o segundo grupo cervejeiro do país, com cerca de 20% do mercado, atrás de Ambev com 55%, reforça a sua rede logística com a inauguração de mais dois centros de distribuição: um no Rio e outro em Poços de Caldas(MG).
A nova estrutura de distribuição inclui ainda acordos com três novas revendas exclusivas, que vão incrementar em 20% o volume de clientes, para mais de 1 milhão de pontos de venda, além de garantir uma maior cobertura territorial. A frota própria e da rede de revendas foi ampliada em 25% somando 2.350 caminhões.
O acordo firmado em fevereiro antecipou para setembro a transferência da distribuição das marcas Heineken e Amstel prevista originalmente para durar até 2022. O acordo deixou a Coca-Cola livre para entrar no mercado de bebidas alcoólicas e a marca mostrou que tem sede: há 20 dias, a Coca Cola Femsa anunciou a compra da Cervejaria Therezópolis.