Iniciativa pioneira une Senac SC, Apae de Itajaí e Grupo Koch
Na tarde de quarta-feira (19), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itajaí foi palco de um evento que simbolizou um avanço na inclusão social e profissional na região. 11 estudantes concluíram sua formação por meio do Programa Jovem Aprendiz, fruto de uma parceria pioneira entre o Senac SC, Apae de Itajaí e o Grupo Koch.
A ação fez parte do Capacit (Centro de Apoio Profissional, Acompanhamento e Inclusão no Mundo do Trabalho), que é um programa de inclusão e empregabilidade de pessoas com deficiência. Nesta parceria, sete dos 11 formandos já receberam propostas para continuar trabalhando em duas unidades do Supermercado Koch, consolidando a importância do programa.
Entre os formandos, esteve Isadora D’ávila, de 20 anos. Natural de Itajaí, ela relata que, durante seu período escolar, não se sentia incluída e frequentemente enfrentava desafios de socialização por conta da deficiência. A realidade mudou quando ingressou na Apae e, na sequência, no Programa Jovem Aprendiz do Senac de Itajaí.
“Eu aprendi coisas que nunca imaginava que ia aprender na minha vida. Aprendi muito no supermercado, conheci muitas áreas que vou usar na faculdade. Também aprendi métodos de estudo e como aplicar isso na minha graduação”, compartilha a jovem, que já ingressou no ensino superior e se mostra otimista com o futuro.
O Programa Jovem Aprendiz do Senac tem a duração de um ano e quatro meses, durante os quais os jovens trabalham três dias por semana e frequentam aulas de qualificação, realizadas pelos professores do Senac Itajaí, nos outros dois dias. O contrato tem prazo determinado, e, ao fim, a empresa pode optar pela efetivação do aprendiz.
“Esta parceria entre Apae, Koch e Senac foi muito importante, pois agregou mais valores em termos de capacitação ao nosso trabalho. Obtivemos muito êxito, conseguimos qualificar estes jovens numa área que tem bastante demanda no mercado. Nós da Apae de Itajaí somos muito gratos, este curso foi fundamental para os jovens terem mais oportunidades de inclusão no Mundo do Trabalho”, comentou Carlize Dias, coordenadora do Programa Capacit.
Para o gerente de RH do Grupo Koch, Alisson Santos, foi uma grande satisfação para o Grupo Koch ser parceiro do Senac e participar da formatura dos alunos da APAE de Itajaí no Programa Jovem Aprendiz. Ele explica que, por meio do Programa +Inkluir, da rede supermercadista, o compromisso vai além da inclusão: buscam consolidar uma cultura organizacional onde o respeito e a valorização da diversidade sejam parte essencial do dia a dia. “Acreditamos que oportunidades transformam vidas, e é por isso que essa parceria com o Senac e a APAE é tão significativa. Ela representa um passo importante na construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e acessível para todos”, afirmou.
O diretor regional do Senac, Fabiano Battisti Archer, também destacou a relevância do projeto. “O sucesso desta primeira edição do programa reafirma a importância da colaboração entre instituições de ensino, organizações de apoio social e o setor privado. Mais do que preparar os jovens para o mercado de trabalho, a iniciativa fortalece a autoestima, promove a autonomia e contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, ressaltou.
*Com informações de Assessoria de Comunicação – Grupo Koch