Balneario Camboriú (SC) – Uma loja de supermercados pode ter até 5 mil rotinas operacionais para serem cumpridas, como organizar esse conjunto de tarefas para que tudo funcione? Questões como esta foram abordadas por Alexandre Ribeiro, fundador e diretor da R Dias, um dos maiores especialistas em varejo da atualidade numa palestra realizada durante a ExpoSuper 2023 (20.06) para centenas de pessoas, muitas delas das que atuam no chamado ‘chão de loja’.
Ribeiro chamou a atenção para um aspecto recorrente:
– Temos um mantra de que devemos discutir e buscar inovação todo dia e o tempo todo, mas se o básico for deixado de lado não adianta nada gastar todo esse tempo focado na inovação. O básico bem feito ainda é crucial para o sucesso do negócio – pontou.
Existem hoje cerca de 19 modelos de lojas quando no passado eram identificados no máximo três, o supermercado, o hipermercado e a loja de vizinhança. Essa ampliação do formato dos varejos trouxe complexidade e elevou o desafio de conquistar a preferência dos consumidores, segundo Ribeiro.
Diante da rapidez combinada com a complexidade dos processos que demandam o funcionamento de uma loja de supermercados e para que ela alcance resultados em alta performance, o palestrante indicou que é fundamental que a empresa se conheça inteiramente por dentro através de números e dados.
– Tudo na operação é processo e os desafios são imensos pelo nível de detalhamento e de necessidade de controles e fluxos. Neste aspecto as pessoas é que fazem a diferença. Os níveis de automação podem ser altos mas quem faz a engrenagem rodar são as pessoas. Uma equipe bem treinada e motivada fará toda a diferença no resultado final – afirmou.
Após a palestra, Ribeiro foi mediador de um painel que trouxe quatro executivos que apresentaram e analisaram situações reais enfrentadas por eles nas respectivas empresas, Amarildo Carlini, Diretor de Operações do Grupo Rede Top, Diego De Noni, membro do Conselho Fiscal da ACATS e Executivo de Operações na Rede Bistek, Gilberto Nascimento, Executivo de Operações na Rede Angeloni e Marcos Koch, Diretor de Operações do Grupo Koch.