O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, marcou presença no ABRAS’24 Food Retail Future, um dos principais eventos do varejo alimentar do país, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, no Royal Palm Plaza Resort em Campinas. Promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o evento reúne líderes globais e nacionais do setor para discutir as principais tendências, inovações e o futuro do varejo alimentar no Brasil. Com uma programação de palestras com especialistas renomados, o encontro proporciona debates sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do setor.
“A participação neste evento reflete o compromisso da Acats em manter nossos associados atualizados sobre as principais inovações e estratégias que moldam o mercado supermercadista. Estar presente em encontros deste porte é importante para compreender as tendências globais e adaptá-las à realidade do nosso setor em Santa Catarina. A troca de experiências e o contato com líderes do Brasil e de outros países ampliam a visão e permitem a adoção de práticas que podem impulsionar o varejo alimentar em nossa região”, destacou Simioni.
A comitiva catarinense contou ainda com o Vice-Presidente da Acats, José Koch, com o Presidente do Conselho Diretor da Acats, Paulo Lopes, e com os membros da Diretoria da Associação Francisco Crestani, Antônio Koch, Marcos Moschetta, Albino Nardelli, Andrei Passig, Márcio Simioni e Octavio Neto.
Segundo João Galassi, Presidente da Abras, o encontro é transformador e proporciona aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 Food Retail Future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.
Durante o evento, foram abordados temas como o impacto da tecnologia no varejo, estratégias de sustentabilidade e mudanças no comportamento do consumidor. Nos três dias de programação, especialistas discutem inovações em automação, o uso de inteligência artificial, a adoção de práticas sustentáveis e a importância de se adaptar às novas exigências do consumidor, que busca cada vez mais conveniência e personalização na experiência de compra.
“A evolução do varejo alimentar passa, inevitavelmente, pela inovação. Ao trazer para Santa Catarina essas tendências globais, estamos preparando nossos supermercados para competir em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente”, afirmou o Presidente da Acats.
Grupo Koch recebe prêmio durante o evento
No segundo dia do ABRAS’24, o Grupo Koch recebeu o prêmio de 1º lugar de Varejo Alimentar da Região Sul. A consagração da empresa catarinense foi entregue no The Advantage Awards 2024, promovido pela Advantage Group International – organização global que realiza pesquisas de benchmarking no varejo. O prêmio reconhece as empresas que se destacam em suas relações comerciais no setor supermercadista, com base em feedback e avaliações de parceiros e fornecedores.