Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense foram negativas em -3,14% na comparação de março de 2022 com março de 2021, mas registraram crescimento dentro deste ano relativamente ao mês anterior, fevereiro, com +6,79%. No acumulado do ano o primeiro trimestre de 2022 tem resultado é negativo: -2,58%.
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, é preciso considerar três dias úteis a mais quando se compara resultados de março (31) e fevereiro (28), e que mesmo a reação de quase 7% de incremento não esconde um momento de maior retração e seletividade no consumo por conta da perda do poder aquisitivo da população combinada com a pressão de reajustes de insumos básicos de alimentos e materiais de higiene e limpeza.
– Conversamos sempre com nossos clientes nas lojas e uma das reações mais comuns nestes dias é a de desabafo – está tudo mais caro. Realmente passamos por um período diferenciado em que as tabelas de preços que os fornecedores nos apresentam não param de subir e o empresário supermercadista não tem alternativa a não ser repassar as variações – salienta Crestani.
PÁSCOA DE 2022
Na campanha da Páscoa, que é uma data comemorativa forte no calendário do varejo supermercadista, o levantamento sobre o resultado das empresas relevou crescimento em dois modos de apuração, +4,85% em volume de produtos e de +12,79% em valor.
O Presidente Crestani destacou que muitas empresas estavam mais cautelosas em relação a esta data, que sempre é móvel no calendário, e que este ano ficou um final de semana após a passagem do final de semana subsequente ao quinto dia útil do mês.
– O que acompanhamos foi que houve uma procura forte por itens de Páscoa na chamada última hora e neste caso não houve a condição de tempo hábil em promover o reabastecimento por parte dos fornecedores, o que impediu um resultado ainda melhor – assinalou.
Termômetro de Vendas ACATS 2022 (em percentuais)
Mês | Mês atual x mês ano passado | Mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | (-0,40) | (-15,13) | (-0,40) |
Fevereiro | 0,01 | (-3,16) | (-0,22) |
Março | (-3,14) | +6,79 | (-2,58) |
Termômetro de Vendas ABRAS 2022 (em percentuais)
Mês | mês atual x mês ano passado | mês atual x mês anterior | Acumulado |
Janeiro | +1,23 | (-21,22) | +1,23 |
Fevereiro | +3,98 | (-0,90) | +2,26 |