Florianópolis (SC) – Com uma série de atividades, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu (15.08) o VII Fórum de Prevenção de Perdas em Supermercados e no Varejo em Geral, com cerca de 250 participantes. Dados de pesquisa apresentada no evento indicaram que 69% das empresas catarinenses pesquisadas já têm setor específico para a prevenção de perdas.
As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,7 bilhões em 2018, o que corresponde a 1,89% do faturamento bruto do setor, de acordo com a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O resultado representa um crescimento de 0,07 ponto percentual em relação ao índice de 2017.
Dentre as principais causas de perdas citadas pelos entrevistados estão: quebra operacional, 40%, furto externo e interno com 27%. Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade no ano passado foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos, pilhas e baterias, chocolates em barra e tabletes, queijos, desodorantes, azeites e sabão em pó.
– A prevenção de Perdas e a redução de desperdícios estão entre os maiores desafios do setor supermercadista no momento. A ACATS tem iniciativas pioneiras neste sentido, como a manutenção do Comitê de Prevenção de Perdas e a realização do Fórum Estadual. Aqui procuramos aglutinar as lideranças do setor e estimular empresários e gestores a olharem com carinho para este setor dentro da estrutura das empresas – declarou o Diretor Executivo da Entidade, Antonio Carlos Poletini.
A programação do Fórum abriu com a apresentação sobre a importância estratégica da Gestão de Perdas para os negócios, com Romualdo Teixeira, sócio-fundador e CEO da RTC-Brasil.
Em seguida, houve o Painel sobre prevenção de perdas sob o ponto de vista da Segurança, com a participação do Cel. PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar de SC, de Marcos Rodrigo De Bastiani, supervisor jurídico da Rede Angeloni, de Ederson Alex Fernandes, Gerente de Prevenção e Perdas da Rede Giassi e com a mediação de Airton Said Simões Junior, gerente de auditoria e prevenção de perdas da Rede Angeloni.
O turno da tarde abriu com a apresentação do resultado da Pesquisa Nacional de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com Márcio Milan, Superintendente da Entidade.
Na sequencia, a influência da Gestão de Rupturas na Prevenção de Perdas foi o tema conduzido por Lauro Júnior Bueno, Sócio-Diretor da Unitrier Assessoria em Varejo.
O evento finalizou com apresentação de cases de boas práticas na redução de desperdício de alimentos, com Giampaolo Buso, Presidente da Paripassu , Carlos Antônio Ferraro Biasi, consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Letícia Zago, analista de programação social do Programa Mesa Brasil SESC/SC e Marcello Janone de Almeida, Criador do Aplicativo Desperdício Zero.
PATROCÍNIO – O evento contou com o patrocínio da HB MVR, empresa que trabalha com a locação de embalagens para transporte de alimentos de forma segura e eficiente, promovendo o aumento da qualidade dos alimentos transportados, a eficiência dos processos e redução de perdas de produto, a segurança alimentar e o impacto ambiental, e também com o apoio da Melitta, Santa Rita e Superpan.