Nesta terça-feira (11), membros do Comitê de Logística da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) participaram de uma visita técnica ao Centro de Distribuição (CD) do É de Casa Supermercados, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A iniciativa faz parte do trabalho da Acats em promover a troca de experiências e incentivar a adoção de boas práticas no setor supermercadista.
Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e os processos operacionais do CD, que hoje conta com mais de 30 funcionários e é responsável pelo abastecimento de cinco unidades do É de Casa Supermercados. A visita técnica foi guiada pelo Gerente de Logística do CD David Guerreiro, que apresentou detalhes sobre o sistema de gestão de estoque, fluxo de recebimento e expedição de mercadorias, além das estratégias utilizadas para otimizar a operação e reduzir custos.
Segundo o Coordenador do Comitê de Logística da Acats, José Roberto Sampaio, a logística é feita de boas práticas e, acima de tudo, de pessoas que agregam valor, cuidam das mercadorias e têm o compromisso de garantir o abastecimento das lojas sempre pensando no cliente. “O varejo nada mais é do que uma grande empresa de logística, e essa área envolve uma cadeia complexa e integrada, que começa com a encomenda de pedidos aos fornecedores e segue até a mercadoria chegar ao consumidor final. Seja por meio do abastecimento nas lojas, operações em centros de distribuição ou entregas, cada etapa é fundamental para garantir eficiência e qualidade no serviço prestado. É essa visão completa da operação logística que buscamos compartilhar e aprimorar durante as atividades do Comitê”, pontua.
Para Paulo Sérgio de Carvalho Araújo, também Coordenador do Comitê, a troca de informações entre profissionais é fundamental para melhorar as entregas ao cliente final. “Aprendemos muito observando outras operações, e isso nos ajuda a entregar o que o cliente final espera — seja no centro de distribuição, seja diretamente na loja, que é onde tudo acontece. O chão de loja tem muito a ensinar para quem está disposto a ouvir e aprender.” Araújo acrescenta ainda que os problemas são comuns aos profissionais, independente da bandeira. “Essa troca com outros profissionais do setor nos dá força para nos unirmos ainda mais e buscarmos soluções conjuntas. Quanto mais unidos estivermos, mais fortes seremos para superar os desafios”, finaliza.
David Guerreiro, Gerente de Logística do CD, destacou a importância de compartilhar conhecimentos e promover a integração entre redes supermercadistas. “Receber o Comitê de Logística da Acats foi uma experiência enriquecedora para nós também. Tivemos a oportunidade de mostrar como funcionam nossos processos e, ao mesmo tempo, trocar experiências. Eles puderam identificar possíveis melhorias para suas operações, assim como nós aprendemos observando outros pontos de vista. Essa troca é importante para que todos evoluam juntos”.
Participaram do encontro representantes das redes Grupo Koch, Grupo Giassi, Líder Atacadista e Cooper.
Comitês Acats
O Comitê de Logística da Associação Catarinense de Supermercados reúne profissionais do setor supermercadista para discutir desafios e soluções em logística, promovendo visitas técnicas, reuniões e workshops ao longo do ano. A proposta é estimular a inovação e o compartilhamento de conhecimentos, fortalecendo as redes supermercadistas catarinenses.
Saiba mais detalhes sobre os Comitês da Acats clicando aqui.