O mês de maio teve mais um movimento expressivo no segmento do varejo de autosserviço no Brasil: O grupo varejista chileno Cencosud fez mais um movimento de consolidação no Brasil e decidiu pagar R$ 500 milhões pela rede de atacarejo Giga. O negócio vai acrescentar ao portfólio da Cencosud um portfólio de dez lojas e um centro de distribuição em São Paulo.
A aquisição ainda precisará do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Nos últimos anos, o modelo atacarejo passou a ser o preferido no mercado. Com o Cencosud não foi diferente: houve a migração de 27 lojas no ano passado para o modelo, que já vinha ganhando espaço nos últimos anos por praticar preços menores – algo fundamental para boa parte da população em momento de inflação alta.
Na visão do analista Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, o negócio feito pelo Cencosud com o Giga cria uma nova realidade para a varejista no mercado brasileiro. Afinal, a companhia estreia no mercado paulista em um segmento que tem garantido resultados de boa parte das varejistas do País – segundo dados da consultoria McKinsey, o atacarejo já domina 40% das vendas de alimentos no Brasil e fatura R$ 230 bilhões ao ano.
Atualmente, o grupo Cencosud tem uma operação em mais de 70 municípios do País e com 346 lojas, ocupa o 5º. lugar do ranking nacional com R$ 9,4 bilhões de faturamento. Entre as marcas do grupo estão o GBarbosa, com mais força no Nordeste, o Bretas, que tem atuação nos estados de Goiás e Minas Gerais, além do Prezunic, com lojas restritas no Rio de Janeiro.