Aurora tem melhor resultado da sua história

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O exercício de 2019 oportunizou dois eventos emblemáticos para a Cooperativa Central Aurora Alimentos: assinalou o seu 50º aniversário de fundação e constituiu-se no ano de melhor resultado econômico das suas cinco décadas de trajetória. A Aurora encerrou 2019 com uma receita operacional bruta de 10,9 bilhões de reais (elevação de 20% em relação a 2018) e sobras da ordem de 5,48 %. Os resultados são surpreendentes, especialmente se comparados aos do ano anterior, quando foram contabilizados 153 milhões de perdas.

Os números do desempenho da Aurora foram apresentados nesta semana pelo presidente Mario Lanznaster, pelo vice-presidente Neivor Canton, pelo diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan e pelo diretor comercial Leomar Somensi.  Os diretores anteciparam que em 2020 a Aurora implementará um programa de investimentos – já formatado e aprovado – da ordem de 400 milhões de reais.

O Sistema Aurora  compreende a Cooperativa Central e 11 cooperativas filiadas, com estrutura operacional – 32 unidades produtoras, 28 unidades comerciais, 2 centros logísticos, 1 sede corporativa comercial em Guarulhos e a sede administrativa em Chapecó .

O mercado interno continuou absorvendo a maior parte da produção, porém, o mercado externo exerceu um papel exponencial nos resultados da Aurora e respondeu por 30% das receitas obtidas em 2019 e 26% dos volumes produzidos. As vendas no mercado doméstico cresceram 12% e atingiram 7,9 bilhões de reais com destaque para carnes suínas, carnes de aves, derivados lácteos, derivados vegetais, massas, peixes, depois reprodutores, pintos, ovos, matrizes.

As estratégias de marketing e o esforço comercial renderam uma expressiva participação no mercado nacional, de acordo a Nielsen Retail, principal instituto de pesquisa e auditoria do mercado. A Aurora detém 13,7% do segmento de industrializados de carnes e 7,4% em carnes congeladas. Na média, a participação da empresa (em volume) no mercado brasileiro de proteína animal é de expressivos 12,7%.

Para atender às demandas de aumento da produção foi ampliado em 7% o quadro de recursos humanos que fechou o ano com 30.331 empregados diretos. A Aurora despendeu 214 milhões de reais no plano de benefícios a esses trabalhadores, o que inclui plano de saúde, transporte, prêmio assiduidade, alimentação, previdência privada, prêmio tempo de serviço, auxílio creche e assistência odontológica. Os investimentos totais nos empregados somaram 1 bilhão 607 milhões de reais incluindo salários e encargos, benefícios, segurança e saúde, capacitação e desenvolvimento, auxílio escola.

Para premiar os esforços dos trabalhadores na melhoria dos níveis de qualidade, produtividade e resultados globais do negócio, a Cooperativa distribuirá por meio do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2,5 salários. Dessa forma, o empregado receberá no ano 15,5 salários.

A atuação da Aurora em todo o território nacional proporcionou importante contribuição ao desenvolvimento econômico de centenas de municípios brasileiros, destacando-se a geração de ICMS (1,3 bilhão de reais), valor adicionado na atividade agropecuária (4,5 bilhões de reais), valor adicionado nas atividades comercial e industrial (4 bilhões de reais) e remuneração e encargos sobre a folha de pagamento (1,6 bilhão de reais).

Compartilhar.