A rede Angeloni ativou em uma de suas lojas o primeiro sistema pagamento por de reconhecimento facial em varejo alimentar de grande porte em toda a América Latina. Neste dispositivo, não há necessidade de uso de cartões de crédito, de débito ou de dinheiro, mas apenas do rosto do cliente. Essa já é uma realidade desde 1º de março no Angeloni Beira-Mar, em Florianópolis, nos selfie-checkouts (autoatendimento) e caixas tradicionais de até 15 volumes.
Entre as vantagens do sistema, destaque para a identificação e pagamento até 9 vezes mais rápido, sem toque para iniciar reconhecimento e finalizar a operação, e sem cartões físicos, smartphones, relógios ou tags. A confirmação de pagamento ocorre por aproximação, diminuindo filas e evitando contato físico. E como diferencial de inovação, o serviço funciona mesmo com o uso de máscara.
Para usar o programa, o cliente baixa o APP (aplicativo) do Angeloni no celular e cadastra o rosto. No momento de efetuar um pagamento, basta se posicionar em frente ao dispositivo instalado junto ao caixa e fazer a identificação no Clube Angeloni mediante leitura da face, sem precisar digitar o número do CPF. Então, com o reconhecimento validado pelo sistema, o atendente confirma o valor a ser pago e finaliza a compra com a autorização do cliente, sem qualquer toque.
De acordo com o comunicado da empresa em relação a esta novidade, a tecnologia do reconhecimento facial no APP Angeloni é o futuro dos pagamentos e chega ao grupo de forma inédita no setor, em parceria com a Payface por meio do Programa de Inovação idealizado internamente pela Rede, que prospectou mais de 40 startups em todo o Brasil e teve aprovação de incentivo fiscal para o projeto.
Lançado em 2020, o App Angeloni é o canal exclusivo de centenas de ofertas, publicadas semanalmente e disponíveis exclusivamente no dispositivo. Para utilizar, basta baixar o app na loja de aplicativos do celular, fazer o cadastro, acessar “Promoções” e ativar as ofertas exclusivas, que podem ser consultadas na loja, ou de onde estiver para programar as compras.
Ao fazer a aquisição na loja, é só identificar-se no caixa na hora do pagamento e os preços promocionais estarão válidos para o usuário do aplicativo. Além do canal exclusivo de ofertas, o app conta com um prático localizador das unidades do Angeloni.
A Payface – Fundada em 2018, em Florianópolis, a Payface surgiu com o objetivo de reduzir as filas nos estabelecimentos e acelerar o processo de compra. Percebendo a demora para a finalização do pagamento nos varejos, decidiu transformar esse processo de forma a proporcionar uma experiência mais ágil. Em pouco mais de um ano de atuação, a startup já realizou mais de 100 mil transações com rosto. Após validação em pequenos comércios de Florianópolis, estreia no Angeloni, que passa a proporcionar uma experiência diferenciada de pagamento em grande escala.