A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizou (31.01) no Clube Naval em Bras[ília (DF) a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o biênio 2023/2024. O atual presidente João Galassi foi reeleito para a nova gestão, que conta nas vice presidências com dois representantes de SC, José Evaldo Koch e Paulo Cesar Lopes, também integrantes da diretoria da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
O presidente da ACATS, Alexandre Simioni, o Vice Presidente Administrativo Financeiro, Francisco Crestani e o Gerente Executivo, Octavio Neto prestigiaram o evento representando a Entidade.
Participaram do ato o vice presidente Geraldo Alkmin, o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e o ministro André de Paula, da pasta da Pesca e Aquicultura.
Durante o encontro, a Abras apresentou ao Poder Legislativo, representado na ocasião por parlamentes do Senado e da Câmara Federal a Agenda Legislativa 2023-2026 com as principais demandas do setor para os próximos quatro anos.
Entre elas, está a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, a exemplo do que já ocorre em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, ampliando o acesso à população e reduzindo os custos de saúde pública.
Outras prioridades são a isenção dos impostos da cesta básica, elevando a segurança alimentar das famílias brasileiras e a modernização do sistema de prazo de validade com redução do desperdício de alimentos.