A Cooperalfa promoveu (12.12) em Chapecó-SC, o encerramento do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), para um grupo de 25 líderes de setores da rede Superalfa, unidades de Chapecó, Xaxim, Marechal Bormann, Águas Frias e Nova Erechim.
O analista de treinamento e desenvolvimento da Cooperalfa, Alexandre Bonan, informou que o PDL do Superalfa é um projeto piloto, mas que deverá ser estendido para outras regionais em 2024. Teve duração de 40 horas (5 encontros) em sala de aula e mais 20 horas extracurricular.
– A nossa expectativa é que essas pessoas saiam daqui mais preparadas para os desafios do dia-a-dia e possam oferecer um atendimento ainda melhor ao nosso consumidor – disse ele.
A metodologia contempla jogos empresariais e dinâmicas relacionadas à constelação organizacional. Para tanto, o conteúdo dos módulos é explorado a partir de aula expositiva, com uma abordagem dialógica, discussão de situações práticas, dinâmicas de grupo e exercícios. Cada encontro gerou tarefas práticas em grupo ou individuais.
Para a instrutora, Juliane Moretto, contratada pela ACATS, durante os encontros os colaboradores foram trabalhados, preferencialmente, numa visão mais sistêmica.
– Buscamos desenvolver um líder que olha para si, que cuida de si, olha para sua equipe e cuida dela, se faz presente na sua unidade, mas também olha para a comunidade e o cliente, com mais empatia e afeto, saindo de um processo mais operacional para um olhar mais estratégico para o ser humano.
O supervisor de supermercados da Cooperalfa, Volmir Vargas, mostrou-se muito satisfeito com a participação da equipe durante o curso e também pela forma dinâmica com que os conteúdos foram aplicados.
– Tenho certeza que saíram desse curso pessoas melhores e mais preparadas para conviver com seus liderados e atender melhor o consumidor”.
Volmir citou o exemplo de liderança do presidente Romeo Bet, para as relações humanas.
– Nos inspiramos nele toda vez que buscamos um projeto de desenvolvimento de pessoas.
O subgerente do Superalfa de Chapecó, Vanderlei Fernandes Siqueira, que participou do curso, disse que foi uma oportunidade muito agregadora.
– Como líderes precisamos compreender melhor os nossos liderados, para que as rotinas andem melhor e os conflitos sejam geridos de forma mais amistosa. Somente assim, teremos um atendimento cada vez melhor e uma cooperativa mais forte.