Cooper implanta o sistema ‘Clique e Retire’

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A rede de supermercados Cooper coloca em prática a partir de uma das lojas, a da Vila Nova em Blumenau, um sistema de retirada de compras feitas pelo meio digital em uma estrutura tipo drive-thru. A novidade faz parte de uma estratégia para alavancar o e-commerce da cooperativa. Para o público o serviço estará disponível a partir desta quarta (11.12).

O sistema foi batizado de Cooper Clique e Retire. Funciona assim: o cliente ou o cooperado acessa um site (minhacooper.com.br), faz um cadastro com dados pessoais e um número de cartão de crédito e monta uma cesta de compras. Toda a loja, com 12 mil itens, estará disponível.

No caso de produtos perecíveis, a promessa é de que o consumidor também possa escolher algumas características – um pãozinho mais “branquinho”, por exemplo. Itens vendidos por peso poderão apresentar pequenas variações de preço nos momentos da compra e da separação. Neste caso, valerão o valor e o peso medidos pela equipe da cooperativa. Carnes e frios ficarão acomodados em geladeiras específicas até que o responsável pelo pedido chegue.

O valor mínimo da compra precisa ser de R$ 100. Com a cesta pronta, o consumidor pode agendar a retirada dos produtos na loja em uma faixa horária pré-definida (das 18h às 19h, por exemplo). A Cooper trabalha com uma janela de três horas entre o recebimento do pedido e a disponibilidade de coleta, e o cliente terá até três dias para buscar as mercadorias. Não haverá cobrança de taxa pelo serviço. Os preços serão os mesmos das prateleiras da loja física.

O posto de retirada fica nos fundos da filial da Vila Nova. O cliente estaciona o veículo ao lado de um totem digital, que conta com um leitor de QR Code – o código é enviado por e-mail após a compra. Depois que o pedido é lido, uma equipe da loja leva as compras até o carro e o consumidor nem precisa sair dele. A estimativa é que todo esse processo não leve mais de cinco minutos.

Por enquanto o serviço de retirada estará disponível apenas na loja da Vila Nova, mas a cooperativa estuda adotá-lo também em outras unidades no futuro. O próximo passo será a implantação de um delivery, com as mercadorias sendo entregues na casa do consumidor.

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