Acats promove visita técnica no varejo alimentar de SP

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realizou nesta semana uma Visita Técnica no Varejo Alimentar de São Paulo. Com a participação de 16 profissionais do setor supermercadista de Santa Catarina, na sua maioria participantes da primeira turma do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), a imersão contou com experiências interativas e visitas a lojas de referência em sortimento, serviços, atendimento e conveniência.

Acompanhados pelo Cofundador do Inteligencia360, Professor e Pesquisador da FGVcev, Olegário Araújo, pelo Professor do MBA de Varejo da FIA e Palestrante da HSM Educação Executiva, Jorge Inafuco, e pela Coordenadora de Educação da Acats, Itamara Hack, os participantes visitaram as sedes do GS1 Brasil, Oxxo, Hirota Food, Swift, Da Santa, Oba Hortifruti, Mambo, St. Marchē, Empório Fasano, Mercato Sadia e Cubo Itaú.

Essa experiência imersiva, que faz parte das atividades do PDG Acats, foi um momento ímpar para vermos na prática os diversos conceitos estudados em aula. Nas visitas realizadas, em modelos de negócios bem distintos, tivemos a oportunidade de perceber claramente a cultura organizacional que permeia cada empresa, nos provocando reflexões profundas sobre como a atuação da liderança é decisiva para termos equipes engajadas e de alta performance, comenta Itamara Hack.

Para Olegário Araújo, a programação foi essencial para compreender e ver na prática alguns pontos como a importância de a empresa ter um propósito e, consequentemente, uma estratégia. “Esse propósito tem muito a ver com o DNA, com a vocação da empresa, com aquilo que se acredita. Não existe certo ou errado, existem escolhas e renúncias. E o papel do líder de fazer essa conexão entre propósito e estratégia com a equipe. É o líder que dá essa cola, que constrói essa ponte. É ele que ajudará as pessoas a darem sentido ao trabalho. As visitas revelaram muito isto. Conduzir a equipe passa muito pelo papel da liderança. E no caso desse grupo, pelo papel do gerente da loja”, diz. Ainda de acordo com Araújo, outro aspecto importante é a cultura, que apesar de ser intangível, está ali associada aos valores, aos rituais, às decisões e às escolhas no dia a dia. “É a cultura que molda o comportamento das pessoas. Porém tudo passa pelo exemplo”, finaliza.

Para Inafuco, “foram dois dias intensos de convivência com um grupo especial e diferenciado. O nível de troca de conhecimentos, de relacionamento humano, de vontade genuína de aprender, de compartilhar conhecimentos, de aceitar opiniões diferentes, de curiosidade pelo novo, de comprometimento e participação nas trocas de ideias, de crescer e se desenvolver como profissionais e como pessoas, tudo isso (e muito mais do que pudemos compartilhar nesses dois dias) fez desse encontro uma experiência inesquecível. Parabenizo a Acats e a todos os participantes, sinto-me honrado e privilegiado de ter tido a oportunidade de participar deste momento”.

Profissionais de seis redes supermercadistas participaram das visitas: Coopersulca, Grupo Giassi, Grupo Passarela, Grupo Top, Nardelli e Santos.

Compartilhar.