Programa de Desenvolvimento Gerencial: formatura é marco histórico para a Acats

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nesta quarta-feira (30), a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realizou a formatura da primeira turma de participantes do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG). Lançada em abril de 2024, a capacitação já é considerada um marco para o setor supermercadista catarinense e tem como objetivo capacitar gestores e líderes para enfrentar desafios e impulsionar o crescimento no mercado. No total, 51 profissionais de 14 redes de supermercados receberam o certificado do PDG durante cerimônia promovida na sede da Acats, em Florianópolis.

“O PDG reforça o compromisso da Acats em desenvolver o setor supermercadista e os profissionais que atuam em Santa Catarina. Entregar o melhor sempre foi o lema da Acats, por isso tudo o que fazemos, fazemos bem feito. O sentimento é de orgulho em ver os novos líderes formados e com certeza prontos para fomentar o crescimento do segmento com novas técnicas e ferramentas de gestão. A formatura marca a conclusão de um ciclo de aprendizado e networking que prepara os profissionais para o futuro dinâmico e competitivo do varejo alimentar”, pontua o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, que participou da cerimônia oferecida de surpresa aos alunos.

O PDG reúne um time de especialistas com ampla experiência no setor supermercadista em suas mais diversas áreas para trabalhar competências técnicas, gerenciais e relacionais e apresentar estratégias para a gestão de excelência e potencialização de resultados.

Com duração de seis meses, divididos em três encontros presenciais, 75 horas de aulas online e hands on (mão na massa), a segunda turma do Programa já está em andamento e, no início de em 2025, a Acats abrirá novas vagas aos interessados. Nesta edição, formaram-se profissionais das redes de supermercados Belli, Brasão, Catarinão, Forte, Grupo Passarela, Manentti, Moniari, Myatã, Nardelli, Niko’s, Prado, Santos, Super Cooper e Super Santa Marta.

Para Ederson Diniz da Silva, do Catarinão Atacarejo, além de aprender sobre liderança de equipes, o crescimento pessoal também é importante. “Entender a importância de construir um Programa de Desenvolvimento Individual, é essencial para que tudo o que aprendemos aqui possa ser levado para a nossa empresa, beneficiando nosso crescimento profissional e pessoal. Sei quais são os próximos passos que vou seguir e vou estruturar minha carreira com base nisso, claro, sempre em conjunto com a empresa. Outro ponto importante é que o PDG trouxe um novo olhar sobre nossa equipe, um olhar mais humano para as pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores. Esse novo olhar nos faz enxergar as pessoas de maneira diferente, com mais empatia”, diz.

Coordenadora de Capacitação da Acats, Itamara Hack fez um discurso de agradecimento aos formandos e falou sobre a jornada do PDG. “Foi um percurso em que tivemos a oportunidade de interagir com os melhores especialistas em varejo, conectados com o mundo e com ampla experiência no setor de supermercados. Além de todo o material que receberam, dos insights, das reflexões, os profissionais têm em mão um roteiro precioso para continuar aprendendo, como os mais de 15 mapas mentais desenvolvidos ao longo do processo que também tiveram o papel de apontar o que precisam saber mais e aprofundar. Afinal de contas, a aprendizagem é contínua, não cessa nunca, acontece ao longo das nossas vidas. Por isso, aprender é uma jornada”, afirma.

O Programa

Sob a curadoria de Cibele Regis, CEO da XL Consultoria e Sócia investidora da UGOTIT Learning Technology, e Olegário Araújo, Cofundador da inteligência360, Professor e Pesquisador do FGVcev, o PDG contou ainda com uma visita exclusiva guiada na ExpoSuper 2024 e visitas a supermercados de referência em São Paulo.

De acordo com Regis, “estamos em constante interação com outras pessoas, e nossa sociedade está passando por uma transformação sem precedentes. Muitas das tendências que vimos ao longo dessa jornada ainda não chegaram de fato às nossas lojas, mas elas virão. O grande desafio do conhecimento é nos preparar para manter a mente aberta. Precisamos estar prontos para desaprender e reaprender quando as mudanças chegarem. É isso que garantirá nossa longevidade nesse mercado, permitindo que estejamos ativos por muitos anos. A capacidade de desaprender e reaprender constantemente é o que nos mantém relevantes”.

No total, 24 temas foram discutidos ao longo dos seis meses do PDG. Assuntos relacionados a cinco eixos temáticos como Gestão e Operação de Loja, Gestão de Pessoas, Inteligência do Negócio, Mercado e Consumo, Inovação e Tecnologia foram apresentados por especialistas da área. Fizeram parte do time de professores Bruna Falani, Fabio Camparini, Fátima Merlin, Fernanda Moreira, Gisela Turchetti, João Stringhini, Jorge Inafuco, Juliane Moretto, Kamila Kviatkovski, Lauro Bueno, Pedro Lima e Regina Almeida de Queiroz.

Compartilhar.