Você vai ler:
- Supermercadistas catarinenses destacam-se em inovação e eficiência operacional
- Descubra como a cultura organizacional e a tecnologia estão moldando o futuro do setor
- Destaques das apresentações do primeiro dia
A sede da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em Florianópolis recebeu, nesta quarta-feira (16), o Fórum Supermercadista 2024, que segue nesta quinta-feira com palestras, painéis e encontros de negócios. No primeiro dia, profissionais e empresários do setor puderam trocar experiências e discutir as últimas tendências em cultura organizacional, sucessão familiar, comunicação nas relações de consumo e eficiência operacional.
Na abertura do encontro, o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, pontuou a importância do evento que teve como tema “Conexões inspiradoras: potencializando competências e gerando resultados”.
“Precisamos estar atentos às mudanças no comportamento do consumidor e às novas ferramentas tecnológicas. A transformação digital, sustentabilidade e a experiência do cliente são pontos-chave para o sucesso dos nossos negócios”, falou. O Fórum teve mais de 300 inscritos, também para participação on-line.
O Fórum teve patrocínios de Marquespan, Hershey’s, Camil, Nextop, Checkout RH, Scanntech e Indústria Feliz.
Programação
Confira os destaques das apresentações:
O primeiro dia do Fórum contou com a palestra “Cultura organizacional: promovendo um ambiente de pertencimento, engajamento e crescimento”, apresentada pela Diretora de Gente e Cultura da Softplan, Alejandra Nadruz.
“Um modelo mental define um comportamento, e o comportamento define o resultado. A forma como os líderes e colaboradores se comportam no dia a dia em cada interação com o consumidor e cliente final vai impactar diretamente nos resultados. Por isso, quando falamos em setor supermercadista, a cultura da empresa, quando bem definida, é extremamente valiosa”, ressalta.
Na sequência, Bruno Frias, Customer Success Manager da Checkout RH, apresentou “Formação e desenvolvimento pessoal na operação das lojas”. Juliano Camargo, CEO da Nextop, apresentou o Talk Soluções “Tecnologia e inovação para o varejo”. Em sua fala, Camargo abordou tendências na eficiência operacional e melhorias desenvolvidas e pensadas para o consumidor.
Ainda na primeiro dia do Fórum, Gilson Faust, Consultor Sênior de Governança da GoNext Governança & Sucessão, tratou de “Passo a passo para uma sucessão familiar descomplicada”. Segundo Faust, a sucessão bem planejada é a chave da longevidade da empresa. “Falar sobre perenidade empresarial é falar de processo de sucessão bem planejado. A maioria dos negócios deixa de existir porque a sucessão não aconteceu da forma adequada. Um processo de sucessão precisa ser planejado, acompanhado e desenvolvido”, explica. De acordo com a Pesquisa Global da PwC, 44% das empresas não têm plano de sucessão.
No painel “Governança e sucessão: preparando a próxima geração de líderes”, a Gerente Comercial Bonno Atacadista e Varejo, Francielly Crestani, e o Gerente Administrativo no Supermercado Carol, Rogério Tridapalli Junior, debateram os desafios do processo sucessório. “Ou a gente acerta ou a gente aprende. Herdeiro a gente mima, sucessor a gente treina”, afirma Tridapalli. O painel contou com mediação de Gilson Faust.
Consumidores como aliados
Michele Rebelo, Diretora do Procon/SC e Delegada de Polícia, participou da Conversa com Especialista, que teve mediação da Assessora Jurídica da Acats, Drª. Regina Queiroz, sob o tema “Importância da comunicação nas relações de consumo”.
“Precisamos trabalhar não apenas reconhecendo a vulnerabilidade do consumidor, mas também atuando como um apoio forte para todos os setores empresariais. Queremos ser um ponto de suporte, de esclarecimento e promover parcerias integradas. A Administração Pública está se orientando cada vez mais para essa integração. O Estado, por si só, não consegue atender todas as demandas e é por isso que alguns líderes e gestores se destacam, pela coragem e ousadia de atuar dessa maneira”, fala.
Eficiência catarinense
Márcio Milan, diretor institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresentou dados que reforçam a liderança de Santa Catarina no setor supermercadista. Segundo Milan, a eficiência dos supermercados catarinenses entre 2016 e 2023 alcançou 98,36%, superando a média nacional de 98,13%. “Santa Catarina está acima da média do Brasil, o que demonstra a força do nosso setor e o compromisso com a melhoria contínua”, destacou Milan. Com perdas limitadas a 1,64%, os supermercadistas catarinenses seguem empenhados em aprimorar ainda mais suas operações, consolidando o estado como referência em boas práticas de gestão no varejo alimentar.
Milan destacou a importância da transparência no setor supermercadista em relação ao aumento de preços, um tema frequentemente mal compreendido pelo público. “O supermercado não remarca preços, ele comunica que o preço subiu”, afirmou Milan, apontando que nos últimos quatro anos, a mídia já tem adotado essa visão mais clara sobre o assunto. Para ele, essa mudança de postura é fundamental para o setor, assim como o é a abordagem sobre a prevenção de perdas.
Redução e prevenção de perdas
Para compartilhar um Case de Sucesso, o Analista de Qualidade da PariPassu, Pietro Schenardi, contou como desenvolveu uma jornada de qualidade para o Supermercado De Angelina, que registrou -2,3% de perdas no setor de hortifrúti entre abril e setembro de 2024. O Gerente de Prevenção de Perdas do De Angelina, Ederson Alves, contou como foi a experiência, a automatização de processos e os resultados positivos na eficiência operacional.
No encerramento do primeiro dia de atividades, a Especialista em Riscos e Prevenção de Perdas da Inwave Brasil, Vanessa Urbieta, explicou como o uso de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) pode auxiliar na redução de perdas nas empresas.
“Essa reflexão destaca um ponto interessante sobre o uso da tecnologia no varejo alimentar, especialmente em termos de segurança e controle de processos. O uso de câmeras para além da segurança tradicional, como para monitorar procedimentos de segurança alimentar, é um exemplo de como a inovação pode otimizar processos e reduzir a necessidade de intervenção humana direta em tarefas repetitivas. É uma estratégia que, se bem implementada, pode trazer grandes benefícios para o varejo alimentar”, explicou.