O primeiro dia da maior Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados de Santa Catarina reuniu mais de 7 mil pessoas no Expocentro de Balneário Camboriú. Com palestras e painéis, a 35ª edição da ExpoSuper abriu as portas aos visitantes que conheceram de perto os mais de 300 estandes de exposição e aproveitaram a rica programação com especialistas em economia, negócios, inteligência artificial e inovação.
Abertura
Na abertura oficial da ExpoSuper 2024, o Presidente da Acats, Alexandre Simioni, deu as boas-vindas ao público e falou sobre a responsabilidade e satisfação de promover um evento deste porte. “De hoje até quinta-feira iremos oferecer uma programação rica e diversificada, com grandes especialistas e líderes que vão compartilhar suas visões e experiências, uma oportunidade única de aprendizado e networking”, ressaltou.
Na sequência, Simioni, que é CEO do Grupo Passarela, dividiu o palco com o Presidente da Agas e CEO da rede Super Apolo, Antonio Longo, e com o Presidente da Apras e Sócio Proprietário da Rede Festval, Carlos Beal, no painel “Economia e negócios: situação atual e perspectivas”. A apresentação teve mediação de Paulo Lopes, Presidente do Conselho Diretor da Acats e CEO do Grupo GTop.
Palestra Magna
O Ex-ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, apresentou a palestra magna do primeiro dia da ExpoSuper 2024. Sob o tema “Tendências econômicas do mercado brasileiro”, Guedes falou sobre os cenários atuais e as conjecturas econômicas do país.
“O Brasil é chave para a segurança alimentar do futuro no mundo. E isso interfere diretamente no negócio supermercadista. Precisamos acordar para a potência que o nosso país é. Temos energia barata e limpa. O mundo, daqui há 30 anos, se der tudo certo, vai ser o que o Brasil é hoje: 80% da energia limpa e renovada. Nós somos o futuro”, falou Guedes.
Para Guedes, o mundo está em uma fase muito complexa em termos de economia e o Brasil pode ser a grande potência emergente dessa “confusão”. Ele acredita que essa é a oportunidade para o Brasil, por conta do aumento populacional do mundo. “O Brasil vai fornecer alimento para o mundo inteiro e energia barata para o mundo digital que vem por aí. Se a gente compreender e ajudar a acontecer, é mais rápido”, disse.
Painéis e palestras
No período da tarde, o painel “Liderança Feminina: a jornada para chegar ao topo” foi apresentado pelas empresárias Monique Pizzetti (CEO do Moniari Supermercados), Maitê Lang (CEO da Nugali) e Andréia Voltolini (CEO da Elian) com a mediação da Conselheira da Fundação CERTI e Conselheira Certificada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Silvia Marafon.
Na abertura do painel, a CEO do Moniari Supermercados e membro do Conselho Diretor da Acats, Monique Pizzetti, afirmou que o desafio é diário e que, para chegar ao topo na carreira, é preciso resiliência e persistência. “Precisamos estar preparados tanto para os acertos quanto para os erros. Essa sabedoria de entender que vamos cometer erros ao longo do caminho é uma grande mudança, e para alcançar a excelência é preciso persistir em todas as adversidades e dar conta da gestão do tempo”, finalizou, ressaltando que em algumas situações é fundamental saber separar a razão da emoção e que requer tempo para tomar decisões embasadas.
Para falar de “Transformação digital: desenvolvendo lideranças para viver a inovação”, o Ex-diretor de Marketing e Comunicação do Tinder na América Latina e Diretor da L’Óreal, Andrea Iorio, falou sobre cincos pontos de atenção e mudanças nas relações interpessoais: interconectividade e efeitos de rede, real-time, big data, exponencialidade e machine warning. “Podemos escolher participar das mudanças ou seguir bem como estamos. Mas aí, quando as coisas começarem a não ir tão bem, já será tarde para mudar. O protagonismo não é sobre como usar as melhores tecnologias, mas como sermos e fazermos melhor com ajuda das tecnologias”, explicou.
Para finalizar o primeiro dia da ExpoSuper 2024, o Gerente Regional SC da Natura, Gonçalo Mendes, dividiu o palco com Vanessa Grothe, Gerente BP RH Supply Chain Jr da Coca-Cola Femsa, no Talk Show “Como se tornar uma marca empregadora”. A apresentação teve mediação do Cofundador da inteligência360, professor e pesquisador do FGVcev, Olegário Araújo.
Patrocinadores
A Marquespan é o patrocinador Diamante da ExpoSuper, e conta com um estande de 170 m². No nível Ouro, Coca-Cola Femsa e Sulita também patrocinam a ExpoSuper 2024. A Mondelez International é patrocinadora Prata.
Durante a Feira, convidados especiais da Acats e dos patrocinadores podem acessar a Sala VIP, que conta com patrocínios de Condor, Banco Senff, Engie, Checkout RH, Lactalis, ScannTech e Grupo Vow. Para a Convenção Catarinense de Supermercadistas, patrocínios de Electra, OSuper Digital Commerce e Festtone. A Girando Sol, Mili, Baly Energy Drink e Guimarães Produtos de Limpeza patrocinam a promoção Negócio Premiado. A 35ª edição da ExpoSuper conta ainda com apoio institucional do Governo de Santa Catarina, Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fecomércio SC, Abrasel e Sebrae. Na mídia, apoios de ND TV Record, SCC SBT, TVBV Band e Acaert. O Grupo Soma é responsável pelo apoio na Comunicação Visual.
A programação da ExpoSuper continua nesta terça-feira, dia 19. Confira o que vem por aí:
19 de junho
9h30 – 10h15: Palestra – O Novo Cardápio do Brasileiro e do Catarinense
Palestrante: Thomaz Machado, CEO Brasil da Scanntech
10h15 – 11h: Palestra – O Perfil do Consumidor Catarinense
Palestrante: Renato Meirelles, Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva
11h – 12h: Palestra Magna – Do Risco à Glória: Resiliência, Liderança e Superação
Palestrante: Diego Ribas, Mentor de Atletas e comentarista.
14h – 15h15: Painel – Gestão Orientada por Dados para uma Operação de Alta Performance
Painelistas: Diretor Executivo Grupo Koch, Alexandre C. de Quadros, Gerente de Logística Rede Giassi, José Roberto Sampaio, e Gerente Regional de Operações Grupo Nós (Oxxo), Eneida Fernandes
Mediadora: Cibele Regis, CEO da XL Consultoria
15h15 – Palestra – Veículos Essenciais Para Quem Vende no Atacado e Varejo
Palestrante: Guido Schvartzman, Diretor Executivo da Acaert
15h30 – 16h30: Palestra – Vender! Vender! Vender! Como Encantar Clientes e Turbinar Resultados
Palestrante: Ciro Bottini, Vendedor e comunicador.
16h30 – 17h30: Painel – Trade Marketing e Retail Media: Estratégias para Varejo e Indústria Venderem Mais
Painelistas: Hugo Medeiros, Diretor de Trade Marketing da Coca-Cola Femsa e Leda Benites, Gerente de Trade Marketing da Mondelez
Mediação: Paula Valduga, Gerente de Trade Marketing do Grupo Koch
20 de junho
9h30 – 10h30: Palestra Magna – Bora Vender: A Melhor Estratégia é Atitude
Palestrante: Alfredo Soares, CEO da G4 Educação e Xtech e Sócio Vtex.
11h – 12h: Palestra Magna – Organizações Infinitas: A Transformação Digital e a Inteligência Artificial Aplicada ao Varejo
Palestrante: Junior Borneli, Cofundador e CEO da StartSe.