Em sua 19ª edição, a “Semana do Pescado” está confirmada de 1 a 15 de setembro em todas as regiões do Brasil. O evento considerado pelo varejo “segunda quaresma” visa aumento do consumo de produtos da pesca e da aquicultura; atividades que envolvem milhares de pessoas em todo país.
Criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a campanha incentiva consumo de pescado, rico em nutrientes, como forte aliado para saúde, tendo impacto direto na economia brasileira. Na última “Semana do Pescado”, o segmento alcançou 30% de aumento no consumo em relação à edição de 2020.
– A Semana do Pescado deste ano pretende ser a maior, alcançando 100% dos estados brasileiros, com engajamento mais forte do setor varejista, além de incentivar produto no cardápio escolar, pois temos grande mercado com mais de 40 milhões de alunos – comenta Altemir Gregolin, Ex Ministro da Pesca, presidente do IFC Brasil, e membro da Coordenação Nacional do evento.
Durante o evento, setores produtivos se unirão na ampliação da oferta de pescado. Organização da “Semana do Pescado” proporciona diversas ações de impulsionamento junto às indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de venda no atacado e varejo, com eventos gastronômicos e afins para possibilitar maior acesso da população.
A ideia da campanha nasceu do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura. Devido ao seu grande sucesso, o setor privado vem promovendo a campanha anualmente, sempre com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e suas filiadas estaduais.