Na edição deste ano, uma equipe de profissionais com profundo conhecimento e experiência no varejo supermercadista, sob a coordenação de Olegário Araújo, trabalhou na montagem de conteúdos, que envolve a participação de mais de 50 palestrantes e painelistas. Participaram desta equipe de curadores Bruna Fallani (experiência do consumidor), Cibele Vacchiano (negociação comercial), Jorge Inafuco (cultura de inovação e tecnologia) e, Marcos Escudeiro (operação de loja).
Nesta entrevista com o coordenador, Olegário Araújo, são expostas a metodologia e critérios usados na montagem da programação.
Qual o contexto levado em consideração para organizar a Convenção da Exposuper 2022?
A sociedade produz informação em abundância e se transforma de uma forma alucinante. É humanamente impossível acompanhar tudo.
O paradoxo do nosso tempo é que precisamos ter uma visão do todo, ter a consciência de nossa interdependência e reconhecer a importância da integração e da colaboração.
O desafio está em nossos modelos mentais. Precisamos transformar nossas organizações de forma acelerada porque, se a mudança externa for muito maior que a interna, corremos o risco de perder a relevância para a sociedade, para nossos clientes atuais e futuros.
E este futuro está embutido no presente. Nossas decisões diárias definem o nosso futuro.
Vivemos na era da abundância de informação, mas estamos morrendo afogados em um oceano de dados, sofrendo de paralisia analítica, indecisos sobre o que fazer. Estamos confusos neste mundo fragmentado.
É considerando este contexto e suas implicações que organizamos os temas da Exposuper 2022.
Levando em consideração esse contexto, quais foram os pontos chaves para a estruturação do conteúdo da Convenção?
A visão sistêmica, levando em conta todas as partes interessadas.
O imperativo de colocar o ser humano no centro das transformações.
O tratamento dos temas começando pelas tendências, passando pela estratégia e a execução no ponto de venda – onde tudo passa pela hora da verdade.
O tema central da Convenção é “Acelerando a transformação do Varejo”. Por que é importante acelerar e o que deve ser acelerado?
Vivemos na era da velocidade. As transformações estão ocorrendo em um ritmo alucinante. São muitas revoluções e tudo acontecendo junto e misturado. Tudo ao mesmo tempo.
A aceleração aqui é humana. Temos o desafio de fazer um upload de nossos softwares internos, nossos modelos mentais. Precisamos agregar conhecimento que nos ajude a avaliar a realidade de tomar melhores decisões.
Mas para isso nós precisamos atuar de forma integrada, considerando todas as partes interessadas, todos os seres humanos com suas diferentes perspectivas. Os processos também precisam estar integrados para termos está velocidade.
Ficar parado não é uma opção. Temos que nos adaptar e a Exposuper é uma grande oportunidade para buscar o conhecimento necessário para isso, tanto na Convenção quanto na feira.
Conhecimento e integração permitem a colaboração. O desenvolvimento do setor leva ao desenvolvimento das empresas.
Como vocês fizeram isso na prática?
Para garantir uma visão sistêmica e contemplar as diferentes dimensões, reunimos uma equipe de curadores de conteúdo, profissionais reconhecidos pelo mercado, com longa trajetória e experiência no varejo alimentar, que traçaram as trilhas de conhecimento da Exposuper sob a perspectiva:
da relação entre as demandas da sociedade e os negócios.
do shopper, afinal é ele quem paga a conta.
da inovação tecnológica, levando em conta que a tecnologia precisa estar a serviço da humanidade.
da transformação das relações com os fornecedores.
e da importância da execução no ponto de venda, ou seja, da operação.
O que podemos esperar deste grande encontro que será a EXPOSUPER 2022?
Na convenção, a participação de palestrantes que compartilharão seus conhecimentos de diferentes perspectivas, boas práticas dos próprios supermercadistas e fornecedores. Teremos muito alimento para o pensamento, muitas ideias e dicas de como fazer acontecer.
Na feira, a integração ocorrerá na mesma intensidade, ainda mais nesse contexto de retomada dos encontros presenciais, o que certamente propicia a integração e a oportunidade de construção de negociações colaborativas para inovarmos juntos. É muito conteúdo!
Tudo sobre o evento: https://exposuper.com.br/