SC comemora 15 anos de certificação livre de aftosa sem vacinação

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Ex-Secretário da Agricultura, Antonio Ceron, também Ex-Presidente da ACATS, foi um dos homenageados. (foto Bruno Collaço / Agencia Alesc)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu (25.05) uma sessão especial em comemoração aos 15 anos da emissão, para Santa Catarina, da certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

A solenidade foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), e contou com a participação do governador do Estado, Carlos Moisés (Republicanos); do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus; e de diversas outras lideranças políticas e de integrantes de associações e entidades ligadas à produção animal.

Na ocasião, foram homenageados os órgãos públicos, instituições, e personalidades que atuaram ativamente para que Santa Catarina obtivesse o referido status sanitário, que foi concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no dia 25 de maio de 2007 e contribuiu para tornar o estado referência no país em sanidade animal e potencializou o desenvolvimento de toda uma cadeia econômica.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, enalteceu a comemoração anotando que SC, em 2007, foi pioneira em garantir esta certificação. O ex-presidente da ACATS, Antonio Ceron, era o Secretário da Agricultura nesta época.

Hoje estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre e parte do Amazonas já são classificados como livres de aftosa sem vacinação, tanto pelo Mapa quanto pela OIE. 

– Trata-se de um marco relevante e com repercussão direta junto aos consumidores catarinenses, já que esta condição assegura níveis de sanidade internacional ao rebanho bovino local, significando produtos de qualidade garantida para consumo – disse Crestani.

Compartilhar.