A GIC Brasil enxerga que nunca como antes como nesta década será importante automatizar e integrar toda a operação no varejo supermercadista: processos, pessoas e movimentação de produtos. A empresa de inovação e tecnologia começou a mudar o conceito do varejo alimentar há mais de duas décadas, quando criou um sistema de gestão pioneiro para lojas físicas, o RUB, capaz, por meio de 30 funcionalidades, de monitorar, controlar e emitir tarefas instantâneas.
A empresa atua em todos estados do Brasil, além dos mercados da Colômbia, Panamá e Angola. Atende as principais cadeias de supermercados e atacarejo nestes mercados e perto de 1.000 lojas usando o RUB como verdadeira torre de comando capaz de agilizar e rentabilizar as operações do chão de loja, bem como melhorar a experiência do consumidor, meta principal do varejo alimentar. O sistema também garante etapas cruciais do e-commerce, com a separação de produtos para as encomendas digitais, em inglês chamado de picking.
Com a missão de participar e promover o avanço do varejo supermercadista, a empresa vem realizando eventos para difusão de conhecimentos da mesma forma como apoiar iniciativas relevantes neste sentido. É o caso do Encontro Regional de Empresários Supermercadistas 2021 da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que a GIC Brasil patrocina e contará com a participação de sua conselheira Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, como palestrante.
Tecnologia acessível
Soluções simples e dinâmicas envolvem etapas complexas e sofisticadas de desenvolvimento. “No fundo, buscamos alternativas mais concretas e eficazes para apresentar soluções eficientes e adequadas aos mercados em que atuamos”, comenta o Head de Inovação e líder do GIC Labs, Eduardo Lopes, Doutor em Design voltado à fabricação digital robótica pela Universidade de São Paulo (USP).
No laboratório, baseado na sede de Alphaville (SP), são desenvolvidas soluções tecnológicas acessíveis ao varejo alimentar físico e digital. O movimento de pesquisa e desenvolvimento é contínuo e, brevemente, ainda este ano, a GIC Brasil lançará novas versões de soluções ao varejo. O mais novo produto criado foi o GondolEYE, sistema de câmeras fixas e móveis, capazes de capturar, reconhecer e processar imagens dentro das lojas em tempo real, para o monitoramento contínuo das gôndolas e respostas rápidas para as equipes das lojas.
Prevenção de perdas
No último Fórum da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o fundador da GIC Brasil abordou o tema da produtividade para o setor supermercadista: “A tecnologia é a única coisa que pode trazer à luz aquelas informações que são imperceptíveis aos olhos humanos”. Ele cita alguns exemplos de fatores críticos que é possível monitorar com excelência, como verificar detalhes da checagem do pedido de compra contra a quantidade real recebida, fazer o alinhamento do pedido de compra à necessidade real de consumo.
Há mais. Controlar a data de validade de produtos expostos, monitorar a transformação interna de produtos como corte de frios e carnes, além de todos os movimentos que podem gerar o risco de estoques virtuais, avarias e rupturas. “Sabemos que todos estes processos geram muitas perdas. E perdas geram prejuízos. Nossa experiência em tecnologia e varejo nos levou a criar soluções modernas, online e de baixo custo, para apoiar o varejo”, conclui o fundador da GIC Brasil, autor e palestrante.
Futuro do varejo
Está claro para todos que o moderno varejo evoluirá nos próximos anos para uma crescente integração das operações físicas e as chamadas online, bem como a utilização massiva de informações sobre consumidores, categorias de produtos e novos canais de venda. No livro de sua autoria, Os Rumos do Varejo no Século XXI, Pandemia e Transformação, Irineu Fernandes detalha o quadro geral do varejo brasileiro na atualidade e traça perspectivas e cenários para as próximas décadas. O livro será lançado em meados deste ano e integrará uma coleção sobre o varejo da Editora Poligrafia.