Vendas registram resultado negativo em fevereiro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado negativo (-1,94%) em fevereiro deste ano comparativamente a fevereiro do ano passado. Na comparação entre fevereiro e janeiro de 2018 o percentual é de (-2,55%) e no acumulado do primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado o índice registra (-1,74%).

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, disse que o resultado de fevereiro acabou consolidando um desempenho da chamada alta temporada de verão como bem abaixo da registrada no ano anterior, embora a expectativa tenha sido inversa, a exemplo de outros setores próximos e que são referenciais de consumo como bares e restaurantes.

Outro aspecto citado pelo dirigente e que impacta o resultado é o reflexo da deflação do IPCA Alimentos registrada em fevereiro, com (-0,33%), após duas altas consecutivas, segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). E na comparação entre janeiro e fevereiro sempre pesa o fato da diferença de três dias a menos para o segundo período.

– A temporada de verão não foi boa e o consumidor continua retraído pelos impactos das contas de começo de ano e que podem ter limitado o poder de compra dos consumidores de modo mais acentuado neste bimestre do que no começo de 2017. Os resultados negativos, contudo, poderão ser revertidos a partir de uma nova agenda econômica. A inflação controlada já não é mais uma referência, é preciso avançar em outros campos como a reforma tributária e da previdência, que o governo deixou de priorizar. As incertezas políticas também estão interferindo e não apenas nas decisões de investimentos empresariais de longo prazo. O próprio consumidor acaba influenciado de modo a ser muito mais cauteloso em seus gastos – disse o dirigente.

Termômetro de Vendas Acats 2018
(em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Jan (-1,57) (-21,66) (-1,57)
Fev (-1,94) (-2,55) (-1,74)

 

 

Compartilhar.