Institucional

Sobre a ACATS

História

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1972 nas dependências da Sociedade Harmonia Lyra, região central de Joinville. Pedro Bencz foi eleito por aclamação como o primeiro presidente.  A preocupação com o crescimento do setor através do aprimoramento da mão de obra das lojas de supermercados, intercâmbio com centros maiores, atuação regionalizada, representação econômica e defesa dos pleitos comuns aos supermercadistas, sempre foram, desde o início, os objetivos da Associação.

Por questões estratégicas, as lideranças supermercadistas da época entenderam que seria mais adequado ter a sede da entidade na Capital do Estado, para onde ela se transferiu pouco tempo após sua fundação.

A sede da entidade funcionou em instalações próprias no Centro Executivo Joana de Gusmão até o ano de 2002. Em junho deste ano, a estrutura física se transferiu para a uma nova sede, própria, ampla e moderna, localizada no Centro Empresarial Florianópolis, na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, o maior cartão postal de Santa Catarina.

Já a partir do mês de dezembro de 2018 a Entidade instalou-se em seu novo e atual endereço, no bairro Estreito, na Capital, ocupando o quarto andar do Centro Empresarial ACATS/FACISC, uma moderna construção de quatro pavimentos e três níveis de garagens fruto de uma parceria entre as duas Entidades, que passam desde então a compartilhar este espaço próprio.

Missão:

Representar, defender e atender os interesses e necessidades do setor supermercadista catarinense, com profissionalismo, qualidade e ética, visando o fortalecimento do segmento, nas esferas sócio-econômica, política e ambiental.

Visão:

Ser referência no Brasil em Associação que represente o segmento supermercadista.

Valores:

  • Ética
  • Credibilidade
  • Responsabilidade
  • Transparência
  • Comprometimento
  • Relacionamento
  • Criatividade

Objetivos

A ACATS tem como objetivo principal trabalhar pelo crescimento do setor supermercadista catarinense através do suporte e incentivo às empresas associadas.  A ACATS é filiada à Abras – Associação Brasileira de Supermercados (www.abras.com.br).  Seus principais campos de atuação:

  • Representação Institucional
  • Compromisso com o Desenvolvimento e Capacitação das Pessoas
  • Desenvolvimento do setor sob a ótica da Sustentabilidade
  • Conexão de todos os braços da Entidade com os avanços tecnológicos

 

Planejamento institucional

O modelo de Governança da ACATS está embasado nos seguintes eixos e estratégias:

  • Gestão Institucional: garantir posicionamento e imagem forte no campo político e social.
  • Gestão Administrativa e Financeira: modernização e otimização da estrutura interna, além do incremento de receita.
  • Gestão de Recursos Humanos e Qualidade: desenvolvimento profissional, através da qualificação e requalificação dos profissionais e satisfação das necessidades dos associados e parceiros.
  • Gestão de Marketing e Eventos: satisfação do associado e da sociedade, através da busca de excelência na informação e articulação estratégica.

Desde 2008 está em vigor o Planejamento Estratégico da entidade, aprovado pelo Conselho Deliberativo em Assembleia Extraordinária, realizada na cidade de São Miguel do Oeste. Elaborado pela Diretoria Executiva, estabeleceu metas de contexto permanente na atuação da entidade.

A partir do desdobramento das diretrizes de atuação de cada Vice-Presidência, foi elaborado o Mapa Estratégico da Associação com a integração da visão, resultados esperados, posicionamento, processos e atividades, requisitos e bases do desenvolvimento.

Relatórios Anuais