Programa Alimento Sustentável/RAMA da ACATS cresce em SC

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A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu nesta quarta-feira (23.01) um encontro de avaliação do Programa do Alimento Sustentável (PAS), de rastreabilidade e controle de alimentos hortifrutigranjeiros (FLV). Pelo levantamento da empresa PariPassu, parceira e responsável técnica do projeto, o volume de produtos rastreados aumentou de 2014 para 2017 o equivalente a 94%. Atualmente, 83% de todo o volume de produtos hortifrúti consumidos em SC é rastreado, valor que chegou a 146 mil toneladas em 2017.

Os dados apresentados pela PariPassu dimensionam os avanços do programa em SC até o momento, desenvolvido de forma pioneira no Brasil pela ACATS desde 2013. São atualmente 27 redes supermercadistas engajadas no processo, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 80% do volume de hortifrúti consumido em SC.

Para o Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, o Programa já avançou bastante e novamente coloca Santa Catarina em destaque nacional como referência em termos de boas práticas, preocupação com a qualidade dos produtos e a identificação plena da origem dos alimentos comercializados nas lojas de supermercados associados.

O Programa Alimento Sustentável (PAS) é reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento desde 2015.

O Diretor da PariPassu, Giampaolo Buso, acredita que exista ainda mais espaço para o crescimento do programa.  “Este é um programa em desenvolvimento e o supermercado deve acreditar nele, seguindo uma tendência do consumidor que vai sempre estar procurando uma opção de alimento mais saudável e que transmita segurança quanto à sua origem e, sobretudo, tendo informação sobre o controle no que tange ao uso de defensivos, que são os elementos que o PAS disponibiliza a ele”.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) o segmento de hortifrúti passou de 6% de participação de mercado em 2012 para 10% em 2016, faltando ainda fechar os números relativos a 2017, com nova tendência de crescimento.

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