Fórum de Fortalecimento do Varejo reúne supermercadistas na Capital

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em parceria com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a Supermercado Moderno promoveu  (26.04), em Florianópolis, o II Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista Catarinense.  A importância do relacionamento da indústria com o varejo supermercadista e a influência do Gerenciamento de Categorias nos resultados de lojas de supermercados foram alguns dos principais assuntos da atividade, que contou com a participação de cerca de 200 lideranças do setor.  As empresas Heineken e Vigor apresentaram seus cases de marcas e a consultora Fátima Merlin foi a palestrante convidada.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, abriu os trabalhos fazendo uma apresentação da Entidade, seus propósitos, ações e principais projetos inovadores, tais como a eficiência Energética e ​o Projeto de​ padronização das informações e imagens cadastrais de produtos. ​ “Colocamos em prática projetos inovadores que​​contribuem com o desenvolvimento dos nossos associados​”​, disse Paulo.

O Diretor Executivo da Supermercado Moderno (SM), Sérgio Alvim, destacou que a realização do evento em Santa Catarina é um aspecto que evidencia a força do varejo regional, como mola propulsora da retomada do crescimento. “O Varejo regional é a prioridade da indústria, uma tendência que vem se fortalecendo em todo o País”, garante o executivo.

Neste trabalho, Alvim defende a realização do Fórum como uma aproximação entre os setores da indústria e do varejo. “Varejo e indústria devem trabalhar em conjunto através da inteligência comercial para usar o conhecimento que todos têm sobre o consumidor, sobre como ele decide as compras”.

Nas apresentações de empresas, Allan Jorge de Oliveira Mira, Gerente Nacional de Trade Marketing da Heineken, quantificou em dados a presença mundial da Heineken em todo o planeta como a segunda maior do mundo e depois trouxe a análise para o mercado catarinense, onde a marca registra um crescimento de três dígitos, 144%. O crescimento na região Sul foi de 12%.

Fábio Acabaya, Gerente Nacional de Contas Regionais da Vigor, também apresentou portf​ó​lio da marca destacando a liderança no mercado catarinense em categorias como o requeijão e cream cheese, esta com a marca Danúbio. A Vigor, segundo Fábio, aposta bastante no crescimento de categorias de valor agregado mais alto como os queijos especiais e nos sabores diferenciados de iogurtes.

A consultora Fátima Merlin mostrou várias situações em que o Gerenciamento de Categorias aplicado corretamente repercutiu em bons resultados de rentabilidade das empresas e maior grau de satisfação dos compradores.  Ela dividiu as necessidades do varejo em preparar as lojas de supermercados em quatro etapas: 1 – A informação, conhecimento sobre o cliente, 2 – Sortimento adequado de produtos, 3 – Qualidade no cadastro de produtos (destacando o projeto inovador da ACATS da Central de Informações e de Imagens de Produtos), e 4 – a execução em si da operação bem feita, minimizando situações de super estocagem e de ruptura.

No seu trabalho, Fátima defende o estudo do consumidor a partir de suas necessidades e objetivos e que podem ser bem diferentes.   Em um de seus exemplos, ela chamou a atenção para a diferença do comportamento de consumidores masculinos e femininos. OS homens registram em média 40% a mais de tíquete de compra do que as mulheres”.

Outra afirmação da consultora é que o chão de loja ganha cada vez mais importância em ações para chamar a atenção dos consumidores. “Temos pesquisas que indicam que 70% das decisões de compra acontecem no interior da loja e sem terem sido planejadas, então, nada é mais importante hoje do que conhecer bem o cliente. Ir atrás dessa informação não significa custo e sim representa um investimento”, garante.

Compartilhar.