Exposuper 2018 confirma expectativa de público e negócios

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas – EXPOSUPER 2018, evento organizado com exclusividade pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) confirmou suas expectativas e trouxe a Joinville, região Norte do Estado, cerca de 35,5​ mil participantes entre as diversas categorias de players do setor. O volume de negócios estimados para o evento e também o pós-evento ficou em R$ 450 milhões. Realizada de 19 a 21 de junho de 2​0​18 no Complexo Expoville, em Joinville, a EXPOSUPER recebeu​,​ a exemplo de anos anteriores​,​ conceitos muito positivos de avaliação dos ​expositores, revelando 93% de satisfação em relação ao público qualificado do evento, bem como indicaram em expressiva maioria (83%) a pretensão de ​participação no evento em 2019.

O índice ​​positivo​​ mais alto da pesquisa de avaliação ficou​ ​em relação à​ organização do evento, que recebeu 99% de indicações como boa e excelente. Em termos de negócios, 58% dos expositores disseram que a feira atendeu e até superou as expectativas e ainda 33% mencionaram novas oportunidades de negócios a serem concretizadas no pós-evento.

A maioria as empresas expositoras na edição de 2018 (61%) tem origem em Santa Catarina e prevaleceu o segmento de indústria (62%). Foram cerca de 250 expositores oriundos de 10 estados e três países além do Brasil, Itália, Argentina e Uruguai.

De acordo com o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Paulo Cesar Lopes, os principais objetivos do evento foram mais uma vez atingidos, como oportunidades de negócios entre supermercadistas e fornecedores, acesso a informações atualizadas do setor, novas tecnologias e inovações e a integração empresarial no segmento com foco em resultados para o expositor.

O evento contou com mais de 40 palestras, painéis e workshops, com mais de 63 horas de qualificação e requalificação. Conforme o Diretor Executivo da ACATS e Coordenador Geral do evento, Antonio Carlos Poletini, trata-se atualmente de um dos ​mais importantes eventos ​supermercadistas ​do Brasil e um dos maiores de Santa Catarina em geração de negócios.

A realização do evento, que acontece desde 2010 na região Norte do Estado, traz a cada ano diversos benefícios diretos e indiretos para a economia de Joinville e Região. ​O expressivo número de visitantes que o evento proporciona registrou mais uma vez uma movimentação considerável na rede hoteleira​ da região norte​, com cerca de seis dias de lotação completa, além de restaurantes, bares, lanchonetes, serviços de taxis e vans e demais serviços. A organização do evento envolve mais de 2.300 profissionais, gerando emprego e renda especialmente na região de Joinville. Do total de profissionais envolvidos, 85% foram contratados na região de Joinville.

Um dos diferenciais deste ano foi o estímulo à presença de participantes através do Projeto Caravanas, que teve patrocínio da empresa Mili, trazendo supermercadistas de regiões mais distantes do interior de SC e ​PR. O objetivo da iniciativa ​foi oportunizar a participação dos supermercadista​s​ de pequeno porte das regiões mais distantes.

O evento deste ano também contou com a utilização das estruturas das Unidades Móveis de Panificação e Açougue do SENAC/ACATS e do Procon/SC.  A Carreta Escola de Panificação e Açougue é resultado de parceria entre ACATS e FECOMÉRCIO/SENAC/SC, e permaneceu estacionada na área externa do Complexo Expoville para cumprir agenda de cursos de aperfeiçoamento para supermercadistas em Padaria, Panificação, Confeitaria e Carnes. A Carreta Escola do Procon/SC  também foi ​levada ao evento para as palestras voltadas para o código de defesa do consumidor, com orientações sobre as legislações voltadas para o setor.

Outro diferencial da programação oficial foi um evento exclusivo à participação feminina com palestra de Júlio Cesar Franco e o tema “Revolução do Batom”.

Com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e Epagri, desde 2009 a EXPOSUPER abre espaço para Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Santa Catarina, para que estes produtos possam ser apresentados e negociados diretamente aos supermercadistas catarinenses. A Epagri promoveu a seleção de ​22 expositores para a edição de 2018, que contou também com participação e parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Projeto.

A Cada edição da EXPOSUPER, os expositores participantes são convidados pela ACATS a destinarem os produtos utilizados na exposição ao Programa Mesa Brasil, do SESC/SC, que faz o trabalho de seleção e distribuição das mais de 6 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza arrecadados, que beneficiarão cerca de ​350 Entidades cadastradas no Programa, atingindo milhares de pessoas.

O Projeto EXPOSUPER Lixo Zero teve início em 2009 e vem sendo adotado nas edições do evento a cada ano. Tem como objetivo dar destino correto a todos os resíduos decorrentes das fases de montagem, realização e desmontagem do evento. O Projeto envolve​​u​​ ​expositores, participantes e todas as empresas que atuam na limpeza, higiene e segurança do evento,​ que gerou em 2018 mais de​ 60 toneladas de resíduos​, atingindo a meta de​ 96% de encaminhamento correto.

Na solenidade de encerramento da 31ª EXPOSUPER (21.06) aconteceu a premiação das empresas vencedoras do Prêmio Mérito ACATS EXPOSUPER 2018, nas categorias supermercados e fornecedores. Na categoria fornecedores foram premiadas 17 categorias e na de supermercados foram agraciados supermercados de pequeno, médio e grande porte, das 10 regiões de Santa Catarina, como também os 03 primeiros a nível estadual.

Outro destaque do encerramento da feira foi o sorteio do carro Zero KM da promoção Lucros em Dobro, contando mais uma vez com o patrocínio da Parati.

Uma inovação deste ano foi a parceria com o Popai Brasil para a premiação dos melhores estandes da Feira de Negócios. Um júri especialmente constituído para analisar os concorrentes apurou os vencedores que foram premiados durante a programação do evento.

ASSINATURAS OFICIAIS

EXPOSUPER – Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas de 2018

REALIZAÇÃO: Associação Catarinense de Supermercados (ACATS)

PATROCÍNIO:

Fecomércio/SC, PagSeguro, P&G, FCDL/SC, Sebrae/SC, Parati, Badesc, Sicredi, Nestlé, Infoprice, Girando Sol, Femsa Coca Cola, GS1 Brasil, DMCard, Seara, Engie, Reckitt, Mili,,NSC TV, Neogrid, Heineken, Reckitt e Simplus.

APOIO INSTITUCIONAL:

Abras, Abrasel, Sindipan, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville, ADVB/SC e Fiesc

APOIO:

Melitta, Água Santa Rita, Lead Whats

JANTAR DE ABERTURA:

Patrocínio: Seara, InfoPrice e Simplus

Apoio: Hbex, Coca-Cola Femsa, Heineken, Água Santa Rita

JANTAR DE ENCERRAMENTO

Patrocínio: Sysmo

Apoio: Hubsul, Coca-Cola Femsa, Heineken, Água Santa Rita

Compartilhar.